08 de março de 2024 às 10:53
O Instituto Banco Vermelho, realiza um ato na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, colocando bancos da cor vermelha em pleno Dia Internacional das Mulheres, nesta sexta-feira, 8 de março.
A iniciativa tem o intuito de homenagear às vítimas do feminicídio em Pernambuco, que, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), o Estado contabilizou oficialmente 69 mortes feminicídios de janeiro de 2023, até dezembro.
Em cada um dos bancos, é possível ver uma uma mensagem de conscientização e, em outros, nomes das mulheres que perderam suas vidas no estado. Um exemplo é de Mirella Sena, que foi assassinada em 2017 pelo vizinho, no bairro de Boa Viagem. A data de sua morte, 5 de abril, se tornou o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
"Hoje é um dia de luta. A gente não queria estar recebendo parabéns por fazer esse ato, a gente queria estar comemorando a vida das mulheres. Esse banco é um elemento de luta. Ele é democrático, assim como o feminicídio, que também é um crime democrático. Ele [o feminicídio] acontece independente de raça, de classe social, ele acontece pelo fato de você ser mulher", afirmou Paula Limongi, diretora executiva do Instituto Banco Vermelho, o Dia Internacional da Mulher não é de comemoração.
Conforme declarado pela diretora executiva, a praia de Boa Viagem foi selecionada como local para o evento devido ao fato de ser uma área no Recife que registra aproximadamente 40% das denúncias de feminicídio em Pernambuco.
"A cor vermelha representa a cor do sangue derramado por todas as mulheres que são vítimas desse crime brutal", explica.
O ato permanece na praia até às 17h, porém, o instituto instalou 25 bancos gigantes em diferentes pontos do Grande Recife.
"Só a prevenção salva vidas. Então, a gente chama todo mundo para sentar, refletir, levantar e agir", declarou Paula.
A presidente do Instituto, Andrea Rodrigues, também se pronuncia.
“Infelizmente, o Brasil vive um momento de grande escalada da violência contra a mulher. Mas acreditamos na mudança deste cenário por meio de iniciativas sociais educativas, medidas preventivas para a segurança das mulheres e da implantação de políticas públicas com foco no feminicídio zero”, enfatiza Andrea Rodrigues.
De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em dezembro de 2023, o Brasil apresentou uma leve diminuição no número de casos de feminicídio.
Durante o período de janeiro a outubro de 2023, foram oficialmente registrados 1.158 casos de feminicídio, representando uma redução de cerca de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, 2022. Em média, quatro mulheres são vítimas de assassinato em decorrência de seu gênero no país.
3
08:07, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+