Chuvas no Recife Foto: Reprodução/ TV Globo
Entre a tarde de quarta-feira (5) e esta quinta-feira (6), a Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco (SEPDEC) contabilizou diversas ocorrências em municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata.
Em Jaboatão dos Guararapes, 61 pessoas ficaram desalojadas. Em Olinda, 83 moradores precisaram deixar suas casas, enquanto Igarassu registrou 34 desabrigados. Camaragibe teve três desabrigados, e Paulista, 120 desalojados.
Em Itapissuma, 75 residências sofreram impactos das chuvas, mas os moradores permaneceram em suas casas. Nas demais cidades, a Central de Monitoramento da Defesa Civil do Estado não identificou ocorrências graves.
Equipes de engenharia realizaram o mapeamento das áreas de risco com o uso de drones, identificando pontos vulneráveis.
O Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE) resgatou 322 adultos, 39 crianças e três animais até o final da tarde desta quinta-feira. Além disso, sete mortes foram confirmadas desde quarta-feira: cinco no Recife, uma em Camaragibe e uma em Paulista.
O Governo de Pernambuco reforça a importância de seguir as orientações das autoridades e estar atento aos alertas meteorológicos. Em caso de emergência, os canais oficiais de atendimento são: 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
A governadora Raquel Lyra acompanhou o monitoramento das ações voltadas à redução dos impactos das chuvas no estado. Junto a uma equipe técnica, visitou as salas de situação do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Durante a visita, destacou a necessidade de preparo e respostas ágeis para garantir a segurança da população.
“Estamos acompanhando de perto todas as ocorrências nas cidades afetadas pelas chuvas desta semana. Lamento profundamente as perdas e me solidarizo com as famílias que perderam seus entes queridos. Seguimos trabalhando para restabelecer a normalidade e identificar áreas de risco. Somente o Corpo de Bombeiros, nessas últimas 48 horas, resgatou mais de 350 pessoas. Peço que a população sempre observe os alertas emitidos pela Apac, Corpo de Bombeiros e defesas civis do Estado e dos municípios”, afirmou a governadora.
2
04:46, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+