Pernambuco, 27 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Raquel Lyra acompanha operações executadas pelo governo para diminuir impacto das chuvas

A governadora reforçou a necessidade de preparação e respostas rápidas para garantir a segurança da população.

06 de fevereiro de 2025 às 16:16   - Atualizado às 16:16

Raquel Lyra acompanha operações

Raquel Lyra acompanha operações Foto: Miva Filho/Secom

A governadora Raquel Lyra acompanhou, na manhã desta quinta-feira, 6 de fevereiro, o monitoramento das ações do Governo do Estado para minimizar os impactos das chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata nos últimos dias.

Acompanhada por uma equipe técnica, a gestora visitou as salas de situação do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) e da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Durante a visita, reforçou a necessidade de preparação e respostas rápidas para garantir a segurança da população.

“Estamos acompanhando de perto todas as ocorrências nas cidades afetadas pelas chuvas desta semana. Lamento profundamente as perdas e me solidarizo com as famílias que perderam seus entes queridos. Seguimos trabalhando para restabelecer a normalidade e identificar áreas de risco. Somente o Corpo de Bombeiros, nessas últimas 48 horas, resgatou mais de 350 pessoas. Peço que a população sempre observe os alertas emitidos pela Apac, Corpo de Bombeiros e defesas civis do Estado e dos municípios”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A vice-governadora Priscila Krause também participou das ações.

“Desde o primeiro momento, a governadora Raquel Lyra determinou que toda a equipe do governo apoiasse os municípios e monitorasse os acontecimentos. Esse trabalho segue sem interrupções, e só sairemos das ruas quando tudo estiver sob controle novamente”, destacou.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) contabilizou o resgate de 317 adultos, 36 crianças e três animais, totalizando 356 vidas salvas.

As chuvas resultaram em seis mortes desde a quarta-feira (5), sendo quatro no Recife, uma em Camaragibe e outra em Paulista.

“Estamos em contato constante com as comissões de defesa civil municipais e acompanhamos todo o trabalho. Nossa primeira resposta acontece imediatamente, mas o apoio dos municípios é essencial para encaminhar os desabrigados e desalojados para locais seguros”, explicou o comandante do CBMPE.

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco (SEPDEC) registrou ocorrências em Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife. 

Em Jaboatão dos Guararapes, 36 pessoas estão desalojadas. Em Olinda, 49 perderam suas moradias temporariamente, enquanto outras 26 encontram-se desabrigadas. Já em Paulista, 120 pessoas precisaram deixar suas casas.

Nas demais regiões, a Central de Monitoramento da Defesa Civil do Estado não recebeu registros de ocorrências.

Equipes de engenharia utilizam drones para mapear áreas de risco e identificar novas regiões vulneráveis.

As chuvas das últimas 48 horas elevaram os níveis dos rios monitorados. 

O rio Capibaribe Mirim, em Itambé, atingiu cota de inundação, mas apresenta tendência de descida. 

Em cota de alerta, encontram-se os trechos do rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata, e do Capibaribe Mirim, em Timbaúba. Já os rios Siriji, em Vicência, Ipojuca, em Primavera, e Sirinhaém, em Gameleira, permanecem em cota de pré-alerta.

O Governo de Pernambuco reforça a importância de seguir as orientações das autoridades e manter-se atento aos alertas meteorológicos. 

Em situações de emergência, a população deve acionar os canais oficiais de atendimento: 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

A presidente da Apac, Suzana Montenegro, destacou a tecnologia e os recursos utilizados no monitoramento.

“Contamos com um grande arsenal tecnológico, equipamentos de campo, modelos matemáticos e profissionais altamente capacitados para lidar com questões meteorológicas. Nossa equipe faz previsões, emite alertas antecipados e monitora a elevação dos rios para garantir alertas hidrológicos em tempo hábil”, afirmou.

A previsão da Apac indica uma redução significativa das chuvas ao longo desta quinta-feira na RMR, Mata Sul e Agreste. 

No entanto, na Mata Norte, a Zona de Convergência Intertropical mantém a previsão de chuva fraca a moderada durante a manhã e a tarde.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

19:56, 27 Mar

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Correios
Contrato

Correios avança licitação de R$ 380 milhões com empresas que possuem histórico de escândalos

Apesar desses antecedentes, as agências seguem na disputa por parte do orçamento da estatal.

Ex-presidente Jair Bolsonaro.
Plano

Bolsonaro diz que só "imbecil" acredita em plano de assassinato de Lula

"A única pessoa que tentaram matar fui eu, em uma ação de antigo militante do PSOL", afirma o ex-presidente

"TromPetista": homem que tocou marcha fúnebre para Bolsonaro é militante do PT
Curiosidade

"TromPetista": homem que tocou marcha fúnebre para Bolsonaro é militante do PT

Ele chegou a ser preso durante o governo do ex-presidente ao tentar impedir um desfile de veículos na Esplanada dos Ministérios.

mais notícias

+

Newsletter