Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Coronel Feitosa é autor da lei que torna Galo da Madrugada Patrimônio Cultural de Pernambuco

Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado

Ricardo Lélis

13 de fevereiro de 2026 às 18:36   - Atualizado às 18:36

Deputado Coronel Feitosa e Galo da Madrugada.

Deputado Coronel Feitosa e Galo da Madrugada. (Fotos: Divulgação)

É de autoria do deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) a Lei 13.712/2002 que garante ao Galo da Madrugada o título de Patrimônio Cultural de Pernambuco.

Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval de Pernambuco.

Alem disso, a Lei assegura a origem do  maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o Guinness Book e coloca Pernambuco como atração turística de destaque no mundo.

O deputado já foi secretário de turismo do estado e é também autor da Lei que institui a segunda feira de Carnaval como Dia Estadual dos Caretas , figuras típicas do Carnaval de Triunfo, sertão pernambucano.

Galo da Madrugada prepara desfile

A soberania do Carnaval de Pernambuco atinge seu ápice neste sábado, 14/02, com o aguardado desfile do Galo da Madrugada. Fundado em 1978 por Enéas Freire, o bloco chega a 2026 consolidado como o maior do planeta, título que ostenta com orgulho no Guinness Book.

Veja Também

A trajetória do "Sábado de Zé Pereira" começa cedo, no Forte das Cinco Pontas, com o tradicional Café da Manhã do Galo. Este evento reúne jornalistas, artistas e autoridades que, muitas vezes fantasiados, dão o pontapé inicial nas festividades antes dos trios elétricos seguirem para a Ponte Duarte Coelho.

Uma das regras mais rígidas e respeitadas do bloco é a exclusividade musical: nos trios elétricos do Galo, o frevo reina soberano.

Não há espaço para outros ritmos que não sejam as variações do nosso passo. Segundo a Folha de Pernambuco, essa trajetória musical é garantida por artistas que são pilares da festa.

Entre os nomes que desfilam há mais tempo e possuem uma identificação profunda com o bloco estão Gustavo Travassos, responsável por abrir o desfile, além de André Rio e Nena Queiroga.

Conforme indica o Diário de Pernambuco, a presença de mestres como Maestro Forró e Maestro Spock nos trios eleva a qualidade técnica da execução do frevo de orquestra, garantindo que a multidão não pare de dançar um segundo sequer.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:15, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

Carnaval de Olinda.
Carnaval

Em Olinda, noite do brega anima Polo do Carmo com shows nesta sexta (13); veja atrações

Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

mais notícias

+

Newsletter