Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
Deputado Coronel Feitosa e Galo da Madrugada. (Fotos: Divulgação)
É de autoria do deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) a Lei 13.712/2002 que garante ao Galo da Madrugada o título de Patrimônio Cultural de Pernambuco.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval de Pernambuco.
Alem disso, a Lei assegura a origem do maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o Guinness Book e coloca Pernambuco como atração turística de destaque no mundo.
O deputado já foi secretário de turismo do estado e é também autor da Lei que institui a segunda feira de Carnaval como Dia Estadual dos Caretas , figuras típicas do Carnaval de Triunfo, sertão pernambucano.
A soberania do Carnaval de Pernambuco atinge seu ápice neste sábado, 14/02, com o aguardado desfile do Galo da Madrugada. Fundado em 1978 por Enéas Freire, o bloco chega a 2026 consolidado como o maior do planeta, título que ostenta com orgulho no Guinness Book.
A trajetória do "Sábado de Zé Pereira" começa cedo, no Forte das Cinco Pontas, com o tradicional Café da Manhã do Galo. Este evento reúne jornalistas, artistas e autoridades que, muitas vezes fantasiados, dão o pontapé inicial nas festividades antes dos trios elétricos seguirem para a Ponte Duarte Coelho.
Uma das regras mais rígidas e respeitadas do bloco é a exclusividade musical: nos trios elétricos do Galo, o frevo reina soberano.
Não há espaço para outros ritmos que não sejam as variações do nosso passo. Segundo a Folha de Pernambuco, essa trajetória musical é garantida por artistas que são pilares da festa.
Entre os nomes que desfilam há mais tempo e possuem uma identificação profunda com o bloco estão Gustavo Travassos, responsável por abrir o desfile, além de André Rio e Nena Queiroga.
Conforme indica o Diário de Pernambuco, a presença de mestres como Maestro Forró e Maestro Spock nos trios eleva a qualidade técnica da execução do frevo de orquestra, garantindo que a multidão não pare de dançar um segundo sequer.
2
20:15, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
mais notícias
+