Compesa: torneira vazia. Foto: Divulgação
A Região Metropolitana do Recife está retomando gradualmente o abastecimento de água após um período de chuva intensa, segundo a Compesa.
Depois de um fim de semana de baixa pluviometria na região, todas as unidades paralisadas devido ao acionamento do Protocolo de Segurança em áreas de morro retomaram as atividades nesta segunda-feira (19).
No domingo, oito sistemas ainda estavam inativos devido à ativação do protocolo. Por outro lado, permanecem fora de operação oito sistemas afetados pela baixa qualidade da água dos mananciais, além de duas unidades impactadas por interrupção no fornecimento de energia elétrica.
A normalização do abastecimento está sendo feita de forma gradual, conforme o calendário de cada localidade.
No entanto, essa retomada pode ser temporária, caso se confirmem as previsões de novas chuvas intensas nos próximos dias.
Nessas situações, o fornecimento poderá ser novamente interrompido, principalmente nas áreas de morro.
Além disso, o abastecimento também pode ser suspenso por nova falta de energia elétrica ou pela impossibilidade de tratar adequadamente a água bruta captada nos mananciais.
O Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro é acionado quando há registro de chuvas superiores a 100 mm em curto intervalo de tempo.
A medida é preventiva e visa proteger a população, evitando que tubulações sejam danificadas ou arrastadas por movimentações de terra. O funcionamento de redes pressurizadas em áreas de risco poderia agravar os danos em caso de deslizamentos.
Vera Cruz
Todo o município (redução de vazão)
Todo o município
2
00:45, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A interrupção está prevista para começar às 5h da manhã e deve se estender até as 17h da quinta-feira, totalizando 12 horas sem fornecimento.
A Companhia Pernambucana de Saneamento informou que a suspensão será para a manutenção preventiva em diversas unidades do Sistema Botafogo.
A suspensão é para realizar serviços de manutenção emergencial no sistema de bombeamento da Estação Elevatória Pintor Agenor.
mais notícias
+