01 de novembro de 2024 às 19:49 - Atualizado às 20:10
Compesa identifica desvio de água em Jaboatão Fotos: Divulgação
Uma operação da Compesa de combate a furtos realizada no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, identificou quatro fábricas de reciclagem de plástico e pré-moldados com ligações clandestinas de água.
Segundo a Coordenação de Segurança Patrimonial da Compesa, o volume furtado pelos estabelecimentos foi estimado em 4,8 milhões de litros em cinco anos, levando-se em consideração que esse foi o período em que uma das fábricas teve a sua ligação de água cortada, mas manteve as atividades.
A água desviada nesse intervalo teria sido suficiente para abastecer 480 imóveis em um mês.
A iniciativa foi realizada em conjunto com a Neoenergia Pernambuco, com apoio do Instituto de Criminalística (IC), e resultou na autuação dos cinco responsáveis pelas fábricas por furto de água e energia, que foram encaminhados à delegacia.
Além das redes de abastecimento irregulares, foram encontrados cabos de alumínio e cobre nos locais. As fábricas tiveram o fornecimento de água cortado, com a remoção da encanação, e os materiais pertencentes à distribuidora de energia recolhidos.
A Coordenação de Segurança Patrimonial criada recentemente pela Compesa está à frente do planejamento das novas operações contra furto de água que estão sendo realizadas em todo estado.
O objetivo é combater o aumento do índice de furtos, ações que penalizam à população, que fica sem água ou com o abastecimento precário. A Compesa lembra que é possível denunciar, de forma anônima, furtos de água pelos canais de atendimento da empresa, como o 0800 081 0195, site ou aplicativo.
A Compesa retomou a distribuição de água no município de Ipubi, Sertão do Araripe, no dia 25 de outubro, após uma operação de combate a furto de água na Adutora do Oeste, no trecho entre o distrito de Santa Rita, em Ouricuri, e a cidade de Ipubi. O desvio de água deixou 14 mil moradores sem abastecimento por cerca de três semanas.
A partir das queixas dos moradores, a Compesa realizou uma inspeção minuciosa em 19 quilômetros da adutora, quando foram encontrados indícios de desvio da água que seria destinada à cidade, o que motivou a Compesa a acionar a Polícia Militar e pedir apoio para uma operação de fiscalização.
A ação para a retirada de ligações clandestinas na adutora foi iniciada no dia 23 de outubro e, desde então, foi possível eliminar 40 ligações clandestinas e recuperar 18 litros de água por segundo dos 20 litros que são disponibilizados para a Ipubi.
As ações criminosas estavam sendo praticadas por pipeiros para venda de água clandestina, produtores rurais e por fábricas de gesso da região.
07:09, 09 Dez
27
°c
Fonte: OpenWeather
A celebração organizada pelo deputado Francismar Pontes teve como objetivo principal agradecer pelas conquistas alcançadas ao longo do ano.
As gestoras estaduais percorreram logo cedo o tradicional trajeto, saindo do Largo Dom Luiz, com destino ao Santuário da Imaculada, neste domingo (8).
Também ficou definido na decisão que os custos com eventual reforma e recuperação do prédio serão exclusivos do arrematante.
mais notícias
+