Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Chuvas devem continuar até domingo (8) e atingir todas as regiões de Pernambuco, informa Apac

A Apac orienta a população para redobrar os cuidados, principalmente em áreas suscetíveis a alagamentos ou deslizamentos.

Cami Cardoso

07 de fevereiro de 2026 às 11:30   - Atualizado às 11:49

Pessoa com guarda-chuva na rua.

Pessoa com guarda-chuva na rua. Foto: Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o domingo, 8 de fevereiro, será marcado por chuvas em praticamente todo o estado. A previsão aponta que todas as regiões pernambucanas têm condições favoráveis para precipitações moderadas, podendo alguns municípios registrar volumes superiores a 50 mm.

A situação é resultado de uma instabilidade atmosférica generalizada, que deixa a atmosfera mais carregada e propícia para chuva. Dados divulgados neste sábado (7), por volta das 10h, indicam que as áreas da Mata Norte, Mata Sul, Agreste, Sertão de Pernambuco, Sertão do São Francisco e Região Metropolitana do Recife poderão ter chuvas entre 30 mm e 50 mm.

“A atmosfera estará muito instável neste domingo, com todas as regiões pernambucanas com chance de chuvas moderadas, mas alguns municípios podem ter acumulados acima de 50 mm”, alertou a Apac.

Cidades com maior volume de chuva

No monitoramento da agência, os municípios com maiores registros de chuva entre sexta (6) e sábado (7) foram Paulista (39 mm), Igarassu (35 mm) e Recife (23 mm). Já nas últimas 24 horas, Surubim liderou com 56 mm, seguido por Recife (45 mm) e Paulista (39 mm).

A Apac orienta a população para redobrar os cuidados, principalmente em áreas suscetíveis a alagamentos ou deslizamentos. É recomendado acompanhar boletins diários e evitar atividades externas durante os períodos de instabilidade.

Veja Também

As chuvas em Pernambuco podem provocar transtornos no trânsito e afetar atividades ao ar livre, especialmente nas regiões metropolitanas e cidades mais populosas. Por isso, é importante se planejar e tomar precauções para reduzir possíveis impactos.

Registro de raios

Na madrugada e manhã deste sábado, 7 de fevereiro, diversos raios chamaram a atenção de moradores da Região Metropolitana do Recife. Por volta das 2h25, descargas elétricas atingiram a praia de Candeias e a Barra de Jangada, enquanto às 7h50, novos raios foram detectados em Piedade e Boa Viagem.

O fenômeno esteve associado a instabilidades que se formaram sobre o mar, entre Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca. Como as chuvas mais fortes ficaram sobre o oceano, foi possível observar o espetáculo luminoso sem os transtornos típicos de tempestades em terra.

As autoridades meteorológicas, APAC e INMET, mantêm o alerta para temporais e descargas elétricas. Especialistas recomendam que a população evite áreas abertas durante episódios de raios e acompanhe as atualizações.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:23, 12 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Projeto para implantação de uma praça e área de lazer no bairro de Afogados, no Recife.
Entrega

No Recife, Governo Raquel Lyra atende demanda histórica com construção de nova praça em Afogados

O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.

Rei e Rainha do Carnaval 2026 Igarassu.
Celebração

Prefeitura de Igarassu realiza cerimônia festiva para eleger Rei e Rainha do Carnaval 2026

O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.

Lula, ministro Silvio Costa Filho e Aena anunciam R$ 9,2 bilhões em investimentos para 11 aeroportos
Recursos

Lula, ministro Silvio Costa Filho e Aena anunciam R$ 9,2 bilhões em investimentos para 11 aeroportos

O valor global anunciado pela concessionária refere-se à soma dos investimentos em melhorias físicas e ampliações (CAPEX) com os custos operacionais obrigatórios para a manutenção da qualidade dos serviços (OPEX) durante o contrato.

mais notícias

+

Newsletter