Metrô do Recife. Foto: Reprodução
A CBTU Recife informou nesta terça-feira, 5 de novembro, que o Ramal Curado da Linha Diesel terá seu trecho da via, entre as estações Jorge Lins e Curado, liberado a partir desta quarta (6), no início da operação comercial às 5h.
Segundo o órgão, a via do Ramal Curado passou por uma obra de manutenção com recuperação que envolveu a infraestrutura da via férrea (substituição de lastro, recomposição de solo, limpeza da faixa de domínio, infraestrutura de drenagem de águas pluviais).
O Governo Federal está avaliando a concessão do Metrô do Recife para a iniciativa privada, conforme confirmado pela Casa Civil da Presidência da República.
O serviço, atualmente operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), tem enfrentado um déficit orçamentário nos últimos anos, afetando a qualidade das operações.
Em nota divulgada no último dia 2 de outubro, a Casa Civil informou que o principal objetivo do projeto é conceder à iniciativa privada a operação do sistema de metrô da Região Metropolitana do Recife.
A concessão incluiria a "reforma, atualização e modernização da estrutura e equipamentos instalados", além da operação dos serviços, com um contrato previsto para durar 30 anos.
A proposta visa melhorar a qualidade de vida dos usuários, oferecendo um transporte mais seguro, regular e eficiente, reduzindo o tempo de deslocamento. A Casa Civil destacou que a estrutura tarifária atual será mantida. Atualmente, a tarifa do Metrô do Recife é de R$ 4,25.
"As intervenções previstas na concessão envolvem investimentos para melhorias e maior eficiência operacional, por meio de reforma de estações, compra de trens novos e diversas atualizações tecnológicas, resultando em melhoria da qualidade do serviço prestado à população, mais conforto, acessibilidade, segurança e maior regularidade nas viagens", diz a Casa Civil.
O sistema atende quatro cidades da Região Metropolitana: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho, com três linhas em operação, 36 estações e 71,5 km de extensão, sendo 37,8 km eletrificados e 33,7 km não eletrificados.
Embora ainda não haja um projeto aprovado, a Casa Civil informou que os estudos estão em andamento. Quando finalizados, os documentos necessários para a realização do leilão serão submetidos à consulta pública, permitindo que interessados enviem sugestões ao processo.
3
07:38, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+