Seleção Brasileira de Churrasco. (Foto: Divulgação)
A gastronomia brasileira alcançou um marco histórico neste fim de semana. Em uma disputa acirrada que reuniu mais de 40 nações e 62 equipes, a Seleção Brasileira de Churrasco sagrou-se campeã do Campeonato Mundial de Churrasco (WBQA World BBQ Championship), realizado no Chile.
Considerado o maior e mais importante torneio de churrasco do planeta, o título inédito projeta o Brasil no cenário gastronômico global e reforça o potencial e a diversidade de suas técnicas e ingredientes.
A competição, organizada pela WBQA (World BBQ Association), é o ápice do churrasco mundial. Ao longo de dois dias, os times enfrentaram sete desafiadoras etapas, que incluíram:
A seleção utilizou técnicas genuinamente brasileiras e incluiu insumos como baunilhas nativas, reforçando a urgência em descolonizar a alimentação e valorizar os ingredientes nacionais.
“Essa é a realização de um sonho. Trabalho para defender e divulgar o cerrado pelo mundo, sempre com o argumento de que temos os melhores sabores do mundo em nosso bioma. Uma conquista como essa não só é um marco para o país, mas também coroa e reforça os incríveis sabores e técnicas gastronômicas que temos,” declarou o Chef Vinícius Rossignoli.
O capitão da seleção, André Bolla (SP), emocionou-se ao destacar a jornada da equipe:
“Essa jornada foi longa e cada integrante financiou a ida com recursos próprios. Este título demonstra o potencial desperdiçado e o pouco incentivo que a gastronomia nacional, tão reconhecida e valorizada lá fora, ainda recebe no nosso país. Esperamos que esta conquista mude esse cenário.”
A seleção campeã reuniu 11 profissionais de sete estados brasileiros:
Com este título, o Brasil não só entra para o seleto grupo de nações campeãs, mas também se credencia para sediar um futuro Campeonato Mundial de Churrasco.
O time campeão já está trabalhando arduamente com o objetivo de trazer a competição para o solo brasileiro em 2027, um feito que consolidaria o país como uma potência do churrasco global.
2
23:57, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+