Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bom Prato: Pernambuco chega a mais de 1 milhão de refeições servidas por mês

Segundo o Governo, são 237 cozinhas comunitárias em funcionamento cada uma ofertando, no mínimo, 200 refeições diárias de segunda a sexta-feira.

Ricardo Lélis

20 de novembro de 2025 às 10:59   - Atualizado às 10:59

Governadora Raquel Lyra em Cozinha Comunitária.

Governadora Raquel Lyra em Cozinha Comunitária. (Foto: Miva Filho/Secom)

O Programa Bom Prato, braço do Pernambuco Sem Fome, alcançou a marca de mais de um milhão de refeições servidas mensalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com 237 cozinhas comunitárias em funcionamento — cada uma ofertando, no mínimo, 200 refeições diárias de segunda a sexta-feira — Pernambuco chega à marca de 1.042.800 refeições entregues por mês, considerando a média de 22 dias úteis.

“O Programa Bom Prato é fundamental para garantir que mais pernambucanos tenham acesso a alimentação nutritiva e à segurança alimentar. Desde 2023, já servimos mais de 19,4 milhões de refeições e entregamos 182 novas cozinhas comunitárias somente nesta gestão, mostrando que se trata de uma das políticas públicas mais sólidas e importantes do nosso Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Na quarta-feira (19), a inauguração da Cozinha Comunitária Veraneio, em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, ampliou a rede para 237 unidades ativas, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a expansão do acesso à alimentação de qualidade.

Esta é a terceira cozinha comunitária em funcionamento no município. O equipamento conta com uma equipe de oito profissionais e oferece almoço à comunidade das 6h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Veja Também

Para o secretário estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), Carlos Braga, a expansão do programa demonstra o compromisso do Governo do Estado com quem mais precisa.

“Esperamos chegar às 300 cozinhas comunitárias até o final do ano. Esse esforço evidencia a seriedade da gestão Raquel Lyra com a população vulnerável. A fome não espera”, pontuou o titular da pasta.

O avanço expressivo do Bom Prato é resultado da prioridade dada ao combate à fome na atual gestão. Até 2022, Pernambuco contava com apenas 55 cozinhas comunitárias ativas.

Em pouco mais de dois anos, com repasses rigorosamente em dia e apoio técnico contínuo da SAS, os municípios aderiram fortemente à iniciativa.

Os equipamentos, sob gestão municipal, recebem aporte inicial de R$ 50 mil para implantação e, após a inauguração, repasse mensal de R$ 20 mil.

Cada unidade oferece, no mínimo, 200 refeições diárias para pessoas encaminhadas pelos equipamentos da assistência social, como CRAS e CREAS.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:33, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

Chuva no Recife; alerta da Apac.
Atualizações

APAC divulga cidades em que mais choveu nas últimas 24 horas em Pernambuco; veja lista

Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco
Tempo

Apac renova previsão de chuva nas próximas 24 horas no Grande Recife e Matas Norte e Sul

De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.

mais notícias

+

Newsletter