Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Baile Municipal do Recife acontece neste sábado (7) e celebra 60 anos

Um dos destaques da programação será o compositor, cantor e percussionista Carlinhos Brown, baluarte da MPB, do samba-reggae e da axé music.

Fernanda Diniz

07 de fevereiro de 2026 às 16:26   - Atualizado às 16:35

Baile Municipal do Recife.

Baile Municipal do Recife. Foto: Rodolfo Loepert/PCR

No dia 7 de fevereiro (sábado), o Baile Municipal do Recife completa 60 anos e consolida o título de baile mais tradicional e longevo da capital pernambucana.

Durante a noite, o público será animado por mais de 20 atrações, e toda a renda arrecadada será revertida para instituições beneficentes que prestam serviços à sociedade recifense. Um dos destaques da programação será o renomado compositor, cantor e percussionista Carlinhos Brown, baluarte da MPB, do samba-reggae e da axé music. O Baile contará com mais de sete horas ininterruptas de música.

Os ingressos custarão R$ 50 (pista) e R$ 600 (mesa para quatro pessoas).

Portões abertos 

Os portões serão abertos às 20h, quando o público será recepcionado por atrações da cultura popular, como a Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi e o grupo Guerreiros do Passo.

As orquestras Gil e Plural também animam o receptivo, que contará ainda com intervenções circenses de artistas utilizando malabares, monociclos e pernas de pau.

Veja Também

Após a apresentação dos vencedores do Concurso de Fantasias 2026, a noite será aberta pela Orquestra Popular do Recife (OPR), sob a regência do maestro Ademir Araújo, que recepcionará Claudionor Germano, decano do frevo e presente em todas as edições do Baile, além de Nonô Germano. Enquanto isso, os Guerreiros do Passo animarão os salões, replicando uma das cenas mais emblemáticas do filme O Agente Secreto, no qual a OPR e o grupo arrastam uma multidão sedenta por folia.

Na sequência, o maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) comandam o frevo e recebem Otto e Larissa Lisboa.

A partir das 23h40, o maestro Spok assume a batuta de sua orquestra e recebe convidados especiais, como o maestro Duda, que, aos 90 anos, irá reger a orquestra, além de Lenine, um dos homenageados do Carnaval 2026. Carlinhos Brown sobe ao palco acompanhado por integrantes de sua percussão e promove a ponte entre Pernambuco e Bahia ao interpretar nove músicas, entre elas o frevo Paixão de Rua, de sua autoria. A canção será entoada ao lado do Coral Edgar Moraes, exaltando versos que unem o frevo ao axé, com referências à Sé, ao funk e à lua de Olinda no circuito Barra-Ondina.

Após a participação de Brown, o frevo, o samba e o brega pernambucanos tomam conta da festa com a energia de Elba Ramalho, Priscila Senna, Gerlane Lops, Marron Brasileiro, Nena Queiroga e Almir Rouche.

Inclusão no Carnaval 2026

Para promover a inclusão e garantir o direito à folia, em 2026 o Baile Municipal inaugura uma série de serviços voltados para as pessoas com deficiência. Uma área exclusiva e gratuita será franqueada a 50 pessoas, sendo metade para pessoas com deficiência e as outras 25 para seus acompanhantes.

A festa oferecerá um receptivo com agentes de acessibilidade em libras, fones abafadores de ruídos para a comunidade neurodivergente e  audiodescrição para pessoas cegas ou de baixa visão.

O acesso é mediante demanda espontânea e limitado à lotação de espaço e os interessados devem comparecer à entrada principal do Classic Hall entre 20h e 22h e o credenciamento será feito por agentes de direitos humanos.

O acesso obedecerá à ordem de chegada, até o preenchimento total das vagas. O Espaço Acessibilidade será organizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Juventude junto com o  Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (COMUD) e ficará no mezanino, atrás da área técnica

BAILE MUNICIPAL - HISTÓRICO

Em sua 60ª Edição, o Baile Municipal se trata da mais tradicional prévia carnavalesca e que une a tradição dos brinquedos populares do Carnaval do Recife com a solidariedade, pois toda a sua renda é revertida para instituições sem fins lucrativos que prestam serviços à população da capital pernambucana. 

Entre as tradições mantidas pelo baile está o desfile de Fantasias vencedoras do Concurso de Fantasias, que acontece anualmente como parte das prévias. Rei e Rainha do Carnaval do Recife, também escolhidos através de concurso, também fazem suas evoluções no palco, que também recebe os homenageados da festa. A saber, em 2026 os homenageados são Lenine e Carmem Virgínia.

A noite é regida pelo mais diverso dos ritmos, o frevo. Ao longo da noite, a Orquestra Popular do Recife, regida por maestro Formiga, abre os salões. Na sequência, Maetro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério  sobe ao palco, antes de transferir a batuta para maestro Spok. 

Fato interessante - Claudionor Germano, cânone do frevo e principal intérprete de Capiba, será uma das atrações, e ele é o único artista que participou de TODAS as edições do Baile, que também traz como convidados este ano o grupo Otto, Larissa Lisboa, Maestro Duda, Coral Edgar Moraes, Elba Ramalho, Priscila Senna, Gerlane Lops, Marron Brasileiro, Nena Queiroga e Almir Rouche.

Horários das atrações 

20H - Abertura dos Portões

20h40 - Desfile de Fantasias

21h - Orquestra Popular do Recife - Claudionor Germano, Nonô Germano, Guerreiros do Passo 

22h30 - Orquestra Popular da Bomba do Hemetério - Otto, Larissa Lisboa 

23h50 - Spok - Maestro Duda, Lenine

00h30 - Carlinhos Brown + Coral Edgar Moraes

01h10 - Elba Ramalho 

02h - Priscila Senna

02h20 - Gerlane Lops

02h40 - Marron Brasileiro 

03h - Nena Queiroga

03h20 - Almir Rouche

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:49, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter