26 de março de 2024 às 09:08
Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Associação dos Motoristas e Motofrentistas por Aplicativos de Pernambuco (AMAPE) e a Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil (FEMBRAPP) estão realizando um protesto no centro do Recife.
As categorias estão concentradas desde às 07h00 da manhã, em frente ao Classic Hall, na faixa local.
Os trabalhadores protestam contra o PLP-12/2024, chamada pelos profissionais de aplicativos de Lei da Contramão e também contra supostos sindicatos, que estão junto com o Governo Federal e Plataformas, como Uber e 99, a favor deste projeto, e contra o profissional de aplicativos.
Também irão fazer parte do protesto estadual, motoristas de aplicativos, motociclistas e entregadores de Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.
O diretor de políticas públicas da FEMBRAPP, e líder Livres, Thiago Silva, diz que a categoria está mobilizada em todo o estado.
“Motoristas de aplicativos, motociclistas e entregadores das cidades onde funcionam este tipo de serviço, estarão mobilizados nesta terça-feira, contra esse projeto absurdo que foi chancelado por sindicatos, que invés de tá do lado do trabalhador, comemorou junto com o governo e as plataformas. Por isso, estamos afirmando de forma firme, que estes sindicatos não nos reapresentam”, sentenciou.
Em todas as cidades, haverão carros de som, faixas e adesivos alusivos à insatisfação com o projeto de lei, que segundo os motoristas, não teve a participação deles na construção.
O presidente da AMAPE, também conhecido como Professor Thiago, reclama da proposta.
“Não fomos ouvidos. Falsos líderes negociaram tudo, as escondidas. À portas fechadas. Aqueles que deveriam nos representar, aceitaram um projeto que só vai deixar o serviço mais caro para o usuário e o motorista mais endividado. Por isso, estamos exigindo a retirada da urgência constitucional deste projeto e posteriormente a retirada de pauta do mesmo”, desabafou.
Em Vitória, a concentração será na Praça da Matriz. Em Caruaru, no Pátio do Povo. Já em Garanhuns, o ato será realizado na Praça Mestre Dominguinhos e em Petrolina, no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.
No Recife, o ato irá percorrer as Avenidas Agamenon Magalhães e Cruz Cabugá, parque 13 de Maio, Rua Princesa Isabel e da União, tendo como destino final a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).
A expectativa é que um grupo de deputados estaduais, possam receber os manifestantes, na casa de todos os pernambucanos.
2
23:14, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+