Agentes no local do abatedouro clandestino, em Petrolina. Foto: Divulgação
Uma operação conjunta em Petrolina desarticulou um abatedouro clandestino e encontrou 44 animais, entre caprinos e ovinos.
A ação, realizada na última semana, contou com a participação da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). No local, os responsáveis já haviam abatido 28 animais.
O abate irregular compromete a segurança alimentar, pois os animais não passaram por avaliação veterinária, essencial para garantir que a carne seja própria para consumo.
Durante a fiscalização, a equipe apreendeu as carnes já cortadas e as vísceras. Eles encaminharam os animais vivos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e só os devolverão mediante apresentação da GTA, emitida pela ADRAGRO, além do pagamento de multa, que varia de R$ 200 a R$ 600 por animal.
A PCPE, em parceria com a CPRH, Polícia Militar (CIPOMA e 2º BPM) e o Instituto de Criminalística, deflagrou a Operação Policial Ambiental Macellum em outubro do ano passado.
A operação teve como objetivo combater maus-tratos a animais e crimes ambientais em um matadouro clandestino localizado no município de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Ao chegar ao local, as autoridades flagraram um homem carregando aproximadamente 760 kg de carne bovina, proveniente de bois da raça nelore, na carroceria de uma caminhonete.
A carne estava sendo retirada de um abatedouro irregular. Diante da movimentação suspeita, as equipes policiais e peritos adentraram o local, onde confirmaram o abate recente de animais e a prática ilegal de esquartejamento.
Durante a ação, a equipe apreendeu facões, facas e outros instrumentos usados no abate. Peritos do Instituto de Criminalística também recolheram amostras de sangue e carne para análise laboratorial.
2
18:06, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
mais notícias
+