Concurso para Polícia Militar de Pernambuco. Foto: Divulgação
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou que o Governo do Estado pretende realizar concursos públicos para as forças de segurança ao longo dos próximos quatro anos. A declaração aconteceu durante entrevista concedida à Folha de Pernambuco.
Segundo a gestora estadual, o planejamento do governo não prevê apenas um edital isolado. A proposta envolve uma programação mais ampla para os próximos anos, incluindo definição prévia de vagas e quantidade de contratações anuais para os órgãos ligados à segurança pública estadual.
“Nós não vamos abrir o concurso para as polícias somente para um ano, nós já vamos indicar nos próximos quatro anos, incluindo este, quais vagas e quantas vagas nós teremos ano a ano”, afirmou Raquel Lyra durante a entrevista.
O anúncio gerou expectativa entre milhares de concurseiros pernambucanos que acompanham a situação dos efetivos das polícias no estado. Muitos candidatos aguardam novos concursos para carreiras da área de segurança desde os últimos editais realizados pelo governo estadual.
A expectativa é que os futuros concursos contemplem órgãos vinculados à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Entre as corporações que podem receber novos editais estão a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar. Até o momento, o governo estadual ainda não divulgou oficialmente a quantidade de vagas, os cargos previstos nem o calendário completo das seleções.
Mesmo sem detalhes definidos, a declaração da governadora aumentou o interesse de candidatos que já iniciaram preparação para futuras provas. Cursos preparatórios e grupos voltados para concursos públicos também registraram aumento na procura por informações relacionadas às seleções da segurança pública em Pernambuco.
O planejamento apresentado por Raquel Lyra também chama atenção pelo formato de médio prazo. Em vez de divulgar apenas um concurso imediato, o governo sinalizou a intenção de apresentar uma previsão contínua de editais e admissões. A medida pode permitir que candidatos organizem os estudos com antecedência maior.
Ainda durante a entrevista, Raquel Lyra indicou que a programação pode alcançar o período até 2030, caso permaneça no comando do governo estadual.mbucanas.
1
4
19:13, 03 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
A seleção terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.
O total de oportunidades está distribuído entre três cargos: 1.200 para agente de polícia, 70 para escrivão e 45 para delegado.
Após a homologação do resultado final, o certame terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação uma única vez por igual período.
mais notícias
+