Prefeito de Tuparetama precisa nomear professores aprovados em concurso até o fim de 2025 Foto: Reprodução / Instagram
Os aprovados no concurso público para professores da cidade de Tuparetama, em Pernambuco, denunciam o fato de existir temporários atuando na função enquanto há aprovados no concurso público da prefeitura esperando a nomeação.
Diante da situação, o Ministério Público de Contas (MPCO) recomendou que o prefeito Diógenes Torres (PSDB) nomeie os aprovados no concurso de professores, substituindo, até dezembro de 2025, todos os temporários que atualmente exercem para que as funções, para que os concursados iniciem o ano letivo de 2026 em sala de aula.
Caso a recomendação não seja cumprida até o prazo estipulado, o MPCO poderá requerer medidas cautelares de urgência contra a Prefeitura de Tuparetama.
O Ministério Público de Contas justificou que, anteriormente, houve uma situação semelhante analisada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), envolvendo o concurso de professores do Estado, em que também havia temporários exercendo as funções.
Naquela ocasião, o TCE entendeu que os aprovados deveriam ser nomeados ao final do exercício, a fim de evitar a interrupção das práticas pedagógicas no meio do ano letivo. Assim, no caso de Tuparetama, o MPCO afirmou que não poderia adotar entendimento diferente, considerando o precedente já existente no TCE.
2
18:50, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
Os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos e ensino médio completo. A empresa não exige experiência anterior e procura pessoas com perfil dinâmico.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+