Lula, chefe do governo Federal, ao lado do ministro Camilo Santana. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Em uma das maiores ações de valorização do magistério público nos últimos anos, o Ministério da Educação (MEC) e a Capes anunciaram a abertura de 7,8 mil vagas gratuitas em cursos de mestrado e doutorado profissional voltados exclusivamente para professores da rede pública de educação básica.
A medida faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), e oferece formação continuada com foco na prática docente, integrando teoria e vivência de sala de aula.
Ao todo, são 7.584 vagas para mestrado e 228 para doutorado, em cursos com aulas presenciais e híbridas, permitindo que professores em exercício possam conciliar sua rotina escolar com os estudos de pós-graduação.
Mais do que títulos acadêmicos, os cursos oferecidos pelo ProEB representam a possibilidade de crescimento profissional, reconhecimento e melhoria na qualidade do ensino público. As áreas contempladas nesta edição são:
Cada programa conta com cronograma próprio de inscrição, e os professores interessados devem ficar atentos aos prazos estabelecidos nos editais:
Apesar de os cursos serem gratuitos, alguns processos seletivos podem cobrar taxa de inscrição, conforme informado nos editais publicados pela Capes.
Os cursos do ProEB são realizados em parceria com universidades públicas de todo o país, reconhecidas pela excelência na formação de professores. Além disso, a iniciativa conta com o apoio de sociedades científicas como a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), garantindo qualidade acadêmica e relevância pedagógica.
Lançado em janeiro de 2025, o programa Mais Professores para o Brasil tem como missão principal valorizar o trabalho docente e ampliar o acesso à formação continuada de qualidade. O ProEB é uma das ações estruturantes desse projeto e representa um passo importante na construção de uma educação mais justa, qualificada e igualitária.
Para os professores que atuam diariamente na linha de frente da educação pública, essa pode ser a chance de aprofundar conhecimentos, desenvolver projetos transformadores e contribuir com a construção de uma escola mais inclusiva e inovadora.
Como participar?
Valorização começa pela formação
Ao investir na formação de seus professores, o Brasil investe em seu futuro. Com milhares de vagas abertas e cursos reconhecidos nacionalmente, o ProEB reafirma o compromisso com a valorização da carreira docente e o fortalecimento da educação básica pública como um direito de todos.
2
18:24, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
Os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos e ensino médio completo. A empresa não exige experiência anterior e procura pessoas com perfil dinâmico.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+