Oportunidade IFPE. Foto: Reprodução.
O Programa Autonomia e Renda Petrobras está com inscrições abertas, de 18 de dezembro de 2025 a 07 de janeiro de 2026, para cursos gratuitos que serão realizados nos municípios de Igarassu e Jaboatão dos Guararapes, em parceria entre a Petrobras e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
No Campus Igarassu, será ofertada uma turma do curso de Eletricista Industrial, de Formação Inicial e Continuada (FIC), com 40 vagas. Já no Campus Jaboatão dos Guararapes, serão ofertadas duas turmas de Técnico em Segurança do Trabalho (60 vagas) e duas turmas de Técnico em Planejamento e Controle da Produção (60 vagas), somando 160 vagas.
As aulas ocorrerão de forma presencial nos respectivos campi do IFPE. O início está previsto para 16 de março de 2026. O curso de Eletricista Industrial terá duração de aproximadamente seis meses, enquanto os cursos técnicos terão duração de um a dois anos. Os participantes receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período do curso. Para mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será no valor de R$ 858 mensais.
Para se inscrever no curso FIC de Eletricista Industrial, é necessário ter 18 anos de idade ou mais e Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) completo. Para os cursos técnicos, o candidato deve possuir, no mínimo, Ensino Médio completo e ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública.
Terão prioridade moradores da área de abrangência da Petrobras que atualmente estejam em condição de vulnerabilidade socioeconômica, com baixa renda e sem vínculo formal de emprego, em especial de grupos minorizados, como mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas trans, indígenas, quilombolas e refugiados. A seleção dos estudantes será por sorteio público entre os inscritos.
Todos os detalhes estão informados no EDITAL FAIFSul N° 109/2025/A&R (Igarassu) e no EDITAL FAIFSul N° 110/2025/A&R (Jaboatão), disponíveis no site autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes. As inscrições vão até 07 de janeiro de 2026, por formulário eletrônico, cujo link está disponível junto aos editais.
Eletricista industrial
Os profissionais formados pelo curso de Eletricista industrial estarão capacitados para auxiliar na instalação e parametrização de equipamentos elétricos industriais, para auxiliar na calibração de equipamentos elétricos, e para realizar manutenção corretiva ou preventiva de rede elétrica e equipamentos elétricos industriais. A duração aproximada é de seis meses, totalizando 360 horas. São ofertadas 40 vagas, no Campus Igarassu.
Técnico em Segurança do Trabalho
O estudante poderá adquirir, dentre outros, conhecimentos sobre: fundamentos de segurança e condições sanitárias aplicados a diferentes locais de trabalho; normas e legislação focadas na segurança do trabalho e muito mais. Após a conclusão do curso, o Técnico em Segurança do Trabalho estará preparado para, entre outras competências: desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. A duração aproximada é de dois anos, totalizando 1200 horas. São ofertadas 60 vagas, no Campus Jaboatão dos Guararapes.
Técnico em Planejamento e Controle na Produção
O estudante poderá adquirir, dentre outros, conhecimentos sobre: introdução à Indústria 4.0; tecnologia da informação e comunicação; qualidade e produtividade; desenvolvimento de projetos; gestão organizacional; sustentabilidade nos processos industriais.
Após a conclusão do curso, o profissional estará apto para, entre outras competências: utilizar métodos para o planejamento, programação e controle da produção; avaliar os requisitos em relação à qualidade do produto e/ou serviço ofertado. A duração aproximada é de doze a dezoito meses, totalizando 800 horas. São ofertadas 60 vagas, no Campus Jaboatão dos Guararapes.
O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos, com bolsas-auxílio. É uma parceria entre a Petrobras, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a FaifSul e a Firjan/Senai/Sesi.
3
05:33, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+