Pernambuco, 04 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governadora publica em Diário oficial convocação de 300 aprovados na Polícia Penal; veja relação

Desde 2023, a gestão estadual já nomeou 672 policiais penais do total de 1.306 aprovados no último concurso público, realizado em 2021.

Isabella Lopes

24 de dezembro de 2025 às 08:43   - Atualizado às 08:46

Concurso Polícia Penal.

Concurso Polícia Penal. Foto: Miva Filho/Secom.

O Governo de Pernambuco nomeou 300 novos policiais penais para integrar a segurança do sistema prisional do Estado. A nomeação, assinada pela governadora Raquel Lyra, está publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 24 de dezembro.

Desde 2023, a gestão estadual já nomeou 672 policiais penais do total de 1.306 aprovados no último concurso público, realizado em 2021. Com os atuais convocados, o sistema prisional passa a contar com 972 novos profissionais da área.  

"A nova nomeação demonstra o nosso compromisso com os policiais penais e nosso investimento em segurança pública seguindo em frente. Estamos nomeando 300 desses profissionais, pois abriremos 1500 novas vagas de presídio no início do próximo ano, preparando tudo para que possamos recebê-los. Damos as boas vindas para quem está chegando, para que a gente possa continuar investindo na infraestrutura em segurança e garantindo mais tranquilidade para o nosso povo", destacou a governadora Raquel Lyra.

A convocação dos profissionais faz parte do programa Juntos pela Segurança, que apoia a política de segurança pública e defesa social do Estado, atuando a partir de ações articuladas em territórios estratégicos com o objetivo de promover a segurança e reduzir a violência. 

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, Paulo Paes, destaca a importância da chegada dos novos profissionais.

Veja Também

“Estamos vendo o plano Juntos pela Segurança acontecer, com a entrega de novas unidades prisionais, melhorias estruturais significativas nas unidades já existentes, fortalecimento das ações de educação, trabalho e qualificação profissional voltadas às pessoas em privação de liberdade, e a nomeação de novos policiais penais que vão contribuir com a segurança penitenciária", afirmou.

Infraestrutura 

 Em 2023 e 2024, o Governo de Pernambuco entregou 1.854 vagas no sistema prisional, sendo 954 no Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL) e 900 na unidade 2 do Presídio de Itaquitinga. A gestão avança no reforço da infraestrutura do sistema prisional, com 5.754 novas vagas prisionais em construção.

Desse total, 2.754 estão sendo implantadas no Complexo de Araçoiaba e três mil nas unidades 3, 4 e 5 do Presídio de Itaquitinga (PIT). As obras de Araçoiaba e Itaquitinga têm previsão de conclusão para até agosto de 2026. Em Caruaru, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS) também será ampliada, para ofertar 155 novas vagas.

Confira a lista na página 28 a 30 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:32, 04 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agentes de Saúde e de Endemias.
Oportunidade

Prefeitura abre seleção para Agentes de Saúde e Endemias com salários de R$ 3.242; veja detalhes

O processo seletivo terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final. A administração municipal poderá prorrogar esse prazo uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Parnamirim, no Sertão de Pernambuco, abre seleção
Prazo

Seleção de prefeitura em Pernambuco com salários de até R$13 mil encerra inscrições nesta quarta (5)

O processo seletivo reúne 94 oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, além de formação de cadastro de reserva.

Divulgação da convocação de uma seleção da Prefeitura do Paulista.
Chamada

Prefeitura do Paulista convoca novos professores aprovados em seleção simplificada; confira lista

Para efetivar a contratação, os convocados deverão apresentar toda a documentação original acompanhada das respectivas cópias, conforme estabelecido no edital do processo seletivo.

mais notícias

+

Newsletter