Pessoa estudando com caderno do Enem de lado. Foto: Divulgação
Os participantes do Enem 2025 vão encarar neste domingo, 9 de novembro, uma das etapas mais aguardadas e decisivas do exame é, a prova de redação. No mesmo dia, os candidatos também responderão às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas.
A redação vale até 1.000 pontos e segue critérios definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cada texto será avaliado por dois corretores de forma independente, com notas que variam de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências exigidas. A média entre as duas correções determina o resultado final.
Os candidatos deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo em prosa, de até 30 linhas, com base na situação-problema e nos textos de apoio apresentados no enunciado. O tema abordará uma questão de ordem social, cultural, científica ou política, que exige do participante uma reflexão crítica e argumentação coerente.
O objetivo é defender um ponto de vista de forma consistente, com fatos, dados e argumentos bem estruturados. Além disso, o candidato precisa propor uma intervenção social, ou seja, uma solução para o problema discutido que respeite os direitos humanos. Propostas que incentivem violência, discriminação ou qualquer tipo de desrespeito resultarão em nota zero.
A correção da redação leva em conta cinco critérios principais:
Cada competência vale até 200 pontos, e os corretores analisam a capacidade do candidato de articular ideias, argumentar e apresentar soluções.
Alguns erros podem eliminar completamente a pontuação do participante. Entre as situações que levam à nota zero, estão fuga total ao tema proposto, texto com menos de sete linhas, uso de língua estrangeira, identificação indevida (como nome ou assinatura), estrutura diferente do tipo dissertativo-argumentativo e uso de palavrões ou desenhos.
Além disso, apenas as redações transcritas na folha oficial de resposta serão corrigidas. Textos feitos no rascunho não têm validade.
O Enem 2025 registrou 4,81 milhões de inscritos confirmados, um aumento de 11,22% em relação a 2024 e de 38% em comparação a 2022, segundo o Ministério da Educação (MEC). A aplicação do exame ocorrerá em todo o país, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da COP30.
2
3
4
01:06, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+