Para participar, os candidatos devem ser residentes e domiciliados na cidade, ter cursado os três anos do ensino médio em escola da rede pública brasileira ou o supletivo na rede pública.
Fachada Porto Digital. Foto: Divulgação/Porto Digital
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, dá início, nesta quinta-feira, dia 30, ao segundo ciclo (2025-2028) do Embarque Digital, um dos maiores programas de formação em Tecnologia do país.
Serão ofertadas duas mil novas vagas neste novo ciclo do programa, que já se consolidou como uma das maiores políticas públicas da atual gestão municipal, tendo como eixo central a promoção da qualificação, oportunidade e empregabilidade de jovens e o fortalecimento do polo de tecnologia do Porto Digital, um dos principais do Brasil.
O edital 2025.1 e o link de inscrição estarão disponíveis no site educ.rec.br/embarquedigital a partir das 8h desta quinta-feira. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente até o dia 14 de fevereiro.
O segundo ciclo do Programa Embarque Digital, realizado em parceria com o Porto Digital, vai oferecer 500 vagas por ano, sendo 250 a cada semestre para os estudantes egressos da Rede Pública de Ensino. A oferta de formação técnica é para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet.
Um dos destaques do programa é a oferta da Residência Profissional Tecnológica do Porto Digital, realizada semestralmente, que consiste em uma disciplina prática onde os estudantes têm a oportunidade de desenvolver desafios reais do setor de tecnologia. A Residência conta com o apoio das empresas empregadoras que compõem o polo tecnológico da capital pernambucana.
O Embarque Digital conta com a parceria das seguintes instituições de ensino superior:
Para participar, os candidatos devem ser residentes e domiciliados na cidade do Recife, ter cursado os três anos do ensino médio em escola da rede pública brasileira ou o supletivo na rede pública. Além disso, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das últimas cinco edições (2024, 2023, 2022, 2021 ou 2020) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nas últimas cinco edições (2024, 2023, 2022, 2021 ou 2020).
É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dada prioridade às mulheres e estudantes que também cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino.
O cronograma deste novo edital do Programa Embarque Digital prevê a divulgação do resultado final no dia 12 de março. O período de matrícula acontece de 14 a 17 de março, com início das aulas ainda no próprio mês de março.
3
4
11:03, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Os docentes aprovados também terão direito ao auxílio-alimentação de R$ 1.175,00 e ao auxílio pré-escolar de R$ 484,90.
Ao todo, serão 79 vagas destinadas aos níveis médio e técnico e outras 26 para o nível superior.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+