Concurso da ESA. Foto: ESA/Divulgação
A publicação do novo edital para o concurso da ESA deve ocorrer em março, com a oferta de 1.125 vagas. Segundo o site Folha Dirigida, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) pretende aplicar as provas escritas em setembro, mas ainda não definiu a data.
O concurso da ESA ocorre anualmente para selecionar candidatos ao curso de formação e graduação de sargentos, nas áreas geral, músico e saúde. Os aprovados deste ano iniciarão o curso em 2026.
Embora a escola fique em Três Corações, no Sul de Minas Gerais, o primeiro ano do Curso de Formação de Sargentos (CFS) começa com o período básico, realizado em uma das 13 Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs).
De acordo com o site Folha Dirigida, a ESA pretende manter a média de vagas dos últimos anos. O documento saiu em 26 de março, mas o Exército precisou republicá-lo em abril devido a um erro no cronograma inicial, que mencionava datas de 2023.
Desde 2017, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) oferece cerca de 1.100 vagas anualmente. Para este ano, o Exército prevê 1.125 vagas, um aumento de 25 oportunidades em relação ao ano anterior.
O concurso da ESA acontece em três fases bem definidas.
Na primeira etapa, todos os candidatos fazem o Exame Intelectual. Já os concorrentes da área de Música realizam também o Exame de Habilitação Musical, caso sejam convocados após a aprovação no Exame Intelectual.
Na segunda etapa, os candidatos classificados passam pela Inspeção de Saúde. Apenas aqueles considerados aptos seguem para o Exame de Aptidão Física, que avalia suas condições para o curso.
A terceira e última fase inclui a Avaliação Psicológica, aplicada somente aos candidatos aprovados no exame físico. Em seguida, os classificados devem comprovar os requisitos para a matrícula. Esse processo também valida a heteroidentificação dos candidatos que se autodeclaram negros. A seleção final respeita o número de vagas definido pelo Estado-Maior do Exército.
Confira esta e outros Concursos Públicos em nosso site Portal de Prefeitura, e acompanhe as últimas atualizações sobre as oportunidades no universo dos concursos públicos.
2
20:43, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+