Curso de formação da PMPE. Foto: Divulgação
A Polícia Militar de Pernambuco dá início, nesta segunda-feira, 30 de dezembro, à formação da primeira turma de 2.400 candidatos aprovados no concurso público para o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.
A aula inaugural, marcada para as 8h, representa o início de uma jornada de sete meses de intenso treinamento, com o objetivo de preparar os futuros soldados para atuarem na segurança pública do estado.
Os alunos passam agora a serem considerados praças em formação. O curso, além de ser uma exigência para ingresso na corporação, oferece capacitação técnica, física e psicológica, abordando tanto o aspecto prático quanto teórico das funções policiais.
A previsão é que essa primeira turma conclua o curso entre agosto e setembro de 2025, quando ocorrerá a cerimônia de formatura. Contudo, os esforços para reforçar o efetivo da Polícia Militar de Pernambuco não param por aí.
Logo após a formatura da turma inicial, está programado o início do treinamento da segunda turma (T2) com 2.400 futuros soldados. A expectativa é que essa nova etapa comece aproximadamente um mês após a conclusão da primeira turma.
O resultado final da primeira etapa do concurso público realizado para a Polícia Militar (PMPE) e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi divulgado pela banca realizadora do certame.
O resultado pode ser conferido através do site da banca realizadora, AOCP: www.institutoaocp.org.br.
“A divulgação dos nomes aprovados nesta primeira etapa do concurso é mais um importante passo que o Governo de Pernambuco dá para reforçar o efetivo de duas das principais forças de segurança do Estado. Com o programa Juntos pela Segurança nós vamos, até o final de 2026, investir R$ 1 bilhão em ações que promovam o bem-estar e a salvaguarda das vidas e dos bens dos pernambucanos. Vamos agora preparar estes homens e mulheres aprovados no certame para estar nas ruas da capital e do interior o mais breve possível”, declarou a governadora Raquel Lyra.
A secretária estadual de Administração, Ana Maraíza, ressaltou a importância deste avanço.
“Esta divulgação cumpre, rigorosamente, o cronograma divulgado no edital. Desde o início da formulação deste concurso público, a SAD está totalmente dedicada para que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros sejam reforçados com mais quadros de qualidade, o que fortalece o programa Juntos pela Segurança e beneficia a população”, enfatizou a titular da pasta.
Neste primeiro momento, serão convocados para o curso de formação 2.400 candidatos para o cargo de soldado e 150 para 2º tenente, na PMPE. Em relação ao CBMPE, a convocação abrange 300 postulantes para soldado e 30 para 2º tenente.
3
05:59, 25 Mar
26
°c
Fonte: OpenWeather
O processo seletivo será composto pelas seguintes fases: Prova objetiva, Prova discursiva e Teste de aptidão física.
Aguarda-se a sanção do projeto pelo presidente Lula e, em seguida, sua publicação no Diário Oficial da União.
A classificação dos candidatos será por meio de uma única etapa, com análise curricular baseada em títulos e experiência profissional.
mais notícias
+