Concurso Público Federal Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Na segunda-feira, 30 de dezembro, a ministra da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, revelou, durante entrevista coletiva, que a edição de 2025 do Concurso Nacional Unificado poderá incluir novas oportunidades para dois cargos transversais, atualmente em processo de criação pelo Governo Federal.
De acordo com o site JC Concursos, a ministra explicou que as definições para o concurso devem ser finalizadas até fevereiro. No dia 31 de dezembro, o Governo deve ter enviado ao Congresso Nacional uma medida que contempla 38 pontos acordados nas mesas de negociação das carreiras civis do funcionalismo público federal.
A medida provisória prevê a criação de 1.500 vagas para dois novos cargos transversais, que poderão ser oferecidas na próxima seleção, distribuídas da seguinte maneira: 750 vagas para o desenvolvimento de políticas da justiça e defesa e 750 vagas para o desenvolvimento socioeconômico.
Apesar da criação de 1.500 vagas, a expectativa é de que o próximo concurso unificado contemple entre 600 e 700 vagas. Para concorrer, os candidatos precisarão ter formação de nível superior, com salários iniciais de R$ 9.711, podendo chegar a até R$ 21.070 ao final da carreira.
Os cargos transversais são aqueles que podem ser alocados em diversos órgãos do governo, conforme as necessidades específicas de cada área. A medida provisória também prevê a criação de vagas em outras funções, por meio da transformação de cargos existentes, como:
450 vagas para analista de tecnologia da informação
150 vagas para analista de infraestrutura
500 vagas para analista técnico administrativo
155 vagas para diplomatas
30 vagas para o Ministério do Turismo
Este cargo tem como objetivo a execução de atividades de assistência técnica no planejamento, coordenação, implementação e supervisão de projetos e programas nas áreas de justiça, defesa nacional e segurança. Essa será a primeira carreira civil estruturada para atuar no Ministério da Defesa e no Gabinete de Segurança Institucional, com possibilidade de os servidores também desempenharem funções em outros ministérios com políticas relacionadas a essas áreas.
O foco dessa carreira será a execução de atividades de assistência técnica no planejamento, implementação, análise e avaliação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento nacional, especialmente nas áreas socioeconômica, regional, urbana e rural. O objetivo é qualificar a atuação nessas áreas essenciais para o Estado.
Este concurso, ainda em fase de definição, promete ser uma excelente oportunidade para quem busca uma carreira no serviço público federal, com vagas distribuídas em áreas cruciais para o desenvolvimento do país.
Confira este e outros concursos em nosso Portal de Prefeitura, e acompanhe as últimas atualizações sobre as oportunidades no universo dos concursos públicos.
2
22:55, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+