10 de março de 2025 às 13:48 - Atualizado às 14:06
Presidente Lula em entrevista a imprensa. Foto: Ricardo Stuckert / PR
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) alertou que as inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) ainda não estão abertas. A comunicação foi feita pelas redes sociais oficiais da pasta.
“Fique atento e não caia em golpes! Infelizmente, golpistas estão tentando enganar as pessoas com informações falsas sobre abertura das inscrições”, diz o MGI.
O governo federal deve publicar, até o fim de março, novo edital do chamado Enem dos Concursos. O governo prevê aplicar as provas objetivas e subjetivas em agosto de 2025. Somente o edital trará a data oficial do período de inscrições dos candidatos ao certame do governo.
Na última sexta-feira, 7 de março, o Ministério da Gestão homologou os resultados finais dos cargos que não exigem curso de formação.
O MGI esclareceu que os respectivos órgãos ou entidades (ministérios, agências reguladoras, institutos ou autarquias) farão a convocação posteriormente. O governo espera iniciar essas convocações entre o fim de abril e o início de maio. Isso ocorrerá no âmbito do CNU.
Além disso, na sexta-feira houve a convocação final dos candidatos para os cursos de formação de nove cargos. As matrículas devem ser feitas pelos convocados a partir desta semana no sistema do CNU.
O governo publicou editais com os habilitados para a terceira etapa dos cargos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses cargos exigem prova didática.
A primeira edição desse processo seletivo teve 2,1 milhões de inscrições confirmadas. Os candidatos disputaram 6.640 vagas em 21 órgãos públicos da administração pública federal, organizados pelo CNU.
Pela primeira vez no país, um processo seletivo permitiu que os candidatos concorressem a vagas de diferentes órgãos do governo com uma única inscrição.
Por fim, aplicaram as provas em 18 de agosto em 228 cidades. Isso permitiu que nenhum candidato precisasse viajar mais de 100 quilômetros para fazer o exame. Cerca de 970 mil candidatos compareceram aos dois turnos do certame.
1
2
3
13:28, 16 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
Pela primeira vez, mulheres poderão escolher a Arma de Comunicações no concurso ESA, uma novidade importante para o segmento feminino.
O concurso para a Polícia Penal PB é destaque, especialmente devido à transformação da carreira em nível superior.
As inscrições começam em 7 de abril e vão até 28 de abril de 2025, com uma taxa de participação de R$ 120,00.
mais notícias
+