Concurso do Banco do Nordeste. Foto: Divulgação
O futuro do quadro de pessoal do Banco do Nordeste voltou ao centro das discussões após uma reunião realizada na última quinta-feira, 13 de novembro.
A direção da instituição recebeu representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), que estavam acompanhados pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB. O encontro tratou da necessidade de recomposição de funcionários e da pressão crescente sobre as equipes das agências.
Em primeiro lugar, os dirigentes sindicais destacaram que as unidades do banco lidam com aumento constante no volume de operações. Eles afirmaram que os trabalhadores lidam com uma sobrecarga cada vez maior, principalmente após as adesões ao Programa de Desligamento Voluntário. Segundo a categoria, o número de empregados não acompanha o ritmo de expansão do banco, o que afeta o dia a dia dos atendimentos e o fluxo operacional.
De acordo com as entidades, os sindicatos pediram que o banco acelere a recomposição do quadro para garantir condições adequadas de trabalho e atender à demanda crescente dos clientes. Os representantes lembraram que o BNB tem papel no desenvolvimento regional e, por isso, depende de equipes completas e preparadas para dar suporte às operações.
Nesse sentido, a direção do Banco do Nordeste afirmou que convocará todos os aprovados que estão no cadastro de reserva do último concurso. O anúncio trouxe algum alívio aos candidatos que aguardam nomeação, mas não resolveu todas as preocupações dos trabalhadores. A própria direção reconheceu que esse número não será suficiente para substituir todas as saídas registradas nos últimos anos.
Ainda assim, o banco afirmou que iniciou movimentos para viabilizar um novo concurso público em 2026. A direção informou que precisa respeitar as regras aplicadas em anos eleitorais, mas garantiu que trabalha internamente para construir as condições necessárias para a realização do certame. O tema deve seguir em debate nos próximos meses, à medida que o banco define suas necessidades de pessoal e o planejamento orçamentário.
Participaram da reunião, pelo Banco do Nordeste, o presidente interino Wanger Rocha, a diretora de Administração e Tecnologia da Informação, Ana Teresa Barbosa, o novo diretor de Negócios, Vandir Farias Jr., além de assessores da instituição. Os trabalhadores consideraram a presença da alta gestão um indicativo de que o banco acompanha as preocupações da categoria.
Agora, o foco também recai sobre o último concurso do BNB, que permanece válido até junho de 2026. O prazo pode ser prorrogado por mais dois anos e permite que o banco convoque tanto para as vagas imediatas quanto para o cadastro de reserva. O certame ofereceu 710 vagas para analista bancário I, sendo 410 destinadas ao provimento imediato e outras 300 para formação de cadastro de reserva.
3
09:36, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os docentes aprovados também terão direito ao auxílio-alimentação de R$ 1.175,00 e ao auxílio pré-escolar de R$ 484,90.
Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea poderão solicitar isenção da taxa, conforme regras previstas no edital.
A gestão estadual ainda prevê adicional de insalubridade ou periculosidade, conforme as atividades exercidas.
mais notícias
+