A expectativa inicial era que o documento fosse divulgado ainda em 2024, mas o processo sofreu atrasos, principalmente devido à definição da banca organizadora
SUPERIOR TRIBUNAL MILITÁR Foto Montagem/Portal de Prefeitura
O concurso do Superior Tribunal Militar (STM) está programado para ser lançado no início de 2025, com a publicação do edital aguardada para os primeiros meses do ano. A expectativa inicial era que o documento fosse divulgado ainda em 2024, mas o processo sofreu atrasos, principalmente devido à definição da banca organizadora, que deverá ser anunciada até o final deste mês de dezembro.
Seis empresas estão participando da licitação para organizar o concurso, entre elas estão o Cebraspe, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Ibade, Instituto AOCP, Instituto Nosso Rumo e Idecan.
A Lei nº 14.471, sancionada em novembro de 2023, autorizou a criação de 240 vagas para o STM, sendo 97 para cargos comissionados e 403 para funções comissionadas. No entanto, o edital deve abranger 80 vagas efetivas para técnicos e analistas judiciários.
As vagas serão distribuídas entre a Secretaria do STM e as Auditorias da Justiça Militar da União, conforme segue:
As oportunidades estão distribuídas entre diversas áreas. Para o cargo de técnico judiciário, as vagas são para:
Já para os analistas judiciários, as vagas contemplam as seguintes áreas:
Para o cargo de técnico judiciário, é exigido ensino médio completo, enquanto para analistas judiciários, é necessário ensino superior em áreas específicas de cada vaga.
Além dos salários, os candidatos aprovados terão direito a benefícios como:
O último concurso do STM foi realizado em 2018, oferecendo 42 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para cargos de nível médio e superior. A seleção foi organizada pela Cebraspe (atual Cebraspe/UnB) e incluiu provas objetivas e uma redação para os cargos de analista.
Na ocasião, as vagas foram distribuídas entre diversas localidades, incluindo Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Campo Grande/MS, Bagé/RS, Juiz de Fora/MG, Curitiba/PR, Recife/PE e Manaus/AM.
O edital do concurso STM está em fase de ajustes e, de acordo com as últimas atualizações, a publicação do edital deve ocorrer em breve. A definição da banca organizadora será o próximo passo importante para o lançamento oficial. Os candidatos interessados devem acompanhar de perto as atualizações para garantir sua participação no certame.
Se você está em busca de uma oportunidade no serviço público e se interessa em atuar na Justiça Militar da União, o concurso do STM promete ser uma excelente chance de ingresso, com salários atrativos e uma carreira sólida no setor público.
2
21:31, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O certame terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, e a Prefeitura poderá prorrogar esse prazo por igual período.
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
mais notícias
+