Professora dando aula. Foto: Reprodução
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (7) que 1.508 redes municipais e 22 redes estaduais de ensino aderiram à Prova Nacional Docente (PND). A iniciativa já conta com a participação de 81,48% dos estados brasileiros e deve transformar o processo de seleção de professores para a educação básica pública em 2026.
Entre os estados que confirmaram adesão estão Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
A PND será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 26 de outubro, e as inscrições estarão abertas entre os dias 14 e 25 de julho, pelo Sistema PND. Os interessados devem realizar a inscrição com CPF, data de nascimento, e-mail e telefone válidos.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância da prova para a valorização dos professores: “Essa é uma grande oportunidade para os professores concorrerem a uma vaga nas redes públicas em todo o Brasil. Precisamos criar uma cultura de reconhecimento e valorização da profissão que é ser professor”.
A Prova Nacional Docente não é um concurso público, mas funciona como uma etapa independente e nacional que pode ser usada pelas secretarias de educação para compor processos seletivos locais. As redes estaduais e municipais poderão utilizar a PND como etapa única ou complementar com outras avaliações, como provas práticas e análise de títulos.
Além de facilitar a seleção de professores, a PND também contribui para a formulação de políticas públicas de formação inicial e continuada, fortalecendo o ensino público.
Até o dia 10 de julho, as redes de educação deverão informar ao MEC como utilizarão os resultados da PND para o ingresso dos novos profissionais no magistério em 2026. Essa regulamentação será registrada no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
Os resultados da prova serão divulgados no dia 10 de dezembro, permitindo que os gestores possam tomar decisões embasadas e eficazes para a melhoria da educação no país.
2
21:32, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O certame terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, e a Prefeitura poderá prorrogar esse prazo por igual período.
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
mais notícias
+