Prédio do Ministério Público da União Foto Montagem/Portal de Prefeitura
A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi oficialmente contratada para organizar o novo concurso do Ministério Público da União (MPU), com o contrato assinado nesta quinta-feira, 10 de outubro. A publicação do edital está prevista para este mês, aumentando a expectativa entre os candidatos.
O contrato com a FGV já está disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas e terá vigência até outubro de 2025. A FGV será responsável por gerenciar as inscrições e aplicar as provas do concurso.
A mudança de banca, uma vez que a FGV substitui o Cebraspe, que organizou os últimos seis concursos do MPU, promete alterar a abordagem das questões. Isso gera uma nova dinâmica para os candidatos, que devem se preparar para diferentes estilos de cobrança nos conteúdos.
Com a contratação da banca, o cronograma para a abertura do concurso deve ser finalizado, e a expectativa é que o edital seja liberado ainda em outubro, com as provas previstas para novembro ou dezembro, respeitando a norma de aplicar os exames cerca de 60 dias após a publicação do edital.
O concurso incluirá provas objetivas e discursivas para todos os cargos, exceto para o técnico em Segurança Institucional, que também terá um teste de aptidão física (TAF) e avaliação médica. As provas serão realizadas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal.
Para os cargos de técnico e analista do MPU, as provas objetivas contarão com 80 questões, divididas entre Conhecimentos Gerais e Específicos, além de uma redação de até 30 linhas. Os detalhes das disciplinas específicas ainda não foram divulgados.
Com a validade do último concurso encerrada em 27 de setembro, os interessados devem se preparar para as novidades e desafios que o novo processo seletivo promete trazer.
2
20:40, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O certame terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, e a Prefeitura poderá prorrogar esse prazo por igual período.
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
mais notícias
+