Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Mirella Almeida entrega três novas ambulâncias para reforçar atendimento do SAMU em Olinda

A cerimônia simbólica aconteceu em frente à sede da administração municipal.

Fernanda Diniz

16 de julho de 2025 às 18:47   - Atualizado às 19:05

Prefeita Mirella Almeida entrega três novas ambulâncias .

Prefeita Mirella Almeida entrega três novas ambulâncias . Foto: Divulgação

A Prefeitura de Olinda entregou, na manhã desta quarta-feira, 16 de julho, três novas ambulâncias que passam a reforçar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município.

A cerimônia simbólica aconteceu em frente à sede da administração municipal, com a presença de profissionais da saúde, gestores e representantes da rede de urgência.

A entrega das ambulâncias contou com a presença da prefeita Mirella Almeida e do vice-prefeito Chiquinho, que celebraram mais uma conquista para os munícipes.

A chegada dos veículos representa o fortalecimento da rede de saúde e o compromisso da gestão com melhorias estruturais e agilidade no atendimento à população.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Callou, os novos veículos integram o processo de renovação da frota do SAMU Olinda.

Veja Também

“Hoje, Olinda conta com cinco ambulâncias. Dessas, quatro já foram renovadas, uma no Carnaval e, agora, mais três com a chegada dos veículos enviados pelo Ministério da Saúde”, explicou.

Com as entregas, a cidade passa a operar com uma UTI móvel e quatro unidades básicas.

“A gente vai ficar com uma UTI e quatro básicas, e vamos correr atrás de uma segunda UTI junto ao Ministério da Saúde. A gente já está com esse projeto pronto e está articulando para que a gente possa receber o mais rápido possível e atender cada vez mais rápido, com mais celeridade, a nossa população”, afirmou.

Ana Callou também destacou o papel estruturante do SUS e o compromisso da gestão em avançar, mesmo diante das dificuldades cotidianas.


“O SUS funciona dessa forma, enfrentando os desafios e melhorando a vida das pessoas. São muitos os desafios. Discutir urgência e emergência, discutir atenção primária, a necessidade da população é sempre imensa, mas o que a gente tem que estar é em cima, e não inerte, na perspectiva de melhorar o que a gente faz para a qualidade de vida e saúde da população. Então a gente renova a frota, temos ambulâncias novas no município para atender cada vez mais e melhor a população”, finalizou Callou. 

Mais estrutura para quem salva vidas

As novas ambulâncias chegaram ao município por meio do programa Novo PAC, em parceria com o Governo Federal. De acordo com Jonathas Müller, coordenador das frotas do SAMU Olinda, os veículos chegam para reforçar a cobertura da rede de urgência e emergência e ampliar o acesso da população ao atendimento qualificado.

“São três novas viaturas que reforçam a frota do nosso SAMU Olinda, ampliando o atendimento dentro do município e fortalecendo ainda mais o nosso compromisso com o cidadão olindense. Isso vai fortalecer muito o SUS de Olinda, a rede de urgência e emergência, e nós estaremos de prontidão para atender a todos com mais rapidez e eficácia”, destacou Müller.

Para quem está na linha de frente do atendimento, a chegada das ambulâncias representa mais que estrutura: é um fôlego no dia a dia de quem corre contra o tempo. Condutor socorrista há 10 anos, sendo oito em Olinda, Claudevan Bezerra relatou o impacto prático da novidade:

“Com essas três ambulâncias, a gente tem mais possibilidade de fazer os atendimentos. Fica mais fácil para gente, porque é uma correria no dia a dia de Olinda. Acontecem muitas ocorrências, muitos acidentes e essas ambulâncias vão facilitar muito a nossa vida e a vida da população.”, explicou. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:45, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Local onde o crime ocorreu e viatura da PCPE.
Conflito

Olinda: homem é morto com golpes de facão pelo sócio e ciúmes é principal motivo

Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

mais notícias

+

Newsletter