Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Movimentos sociais e entidades de classe pedem que o presidente LULA reconheça vitória de MADURO

O governo brasileiro evitou falar em fraude, mas explicou que não reconheceria a eleição do atual presidente da Venezuela.

27 de dezembro de 2024 às 18:30   - Atualizado às 18:45

Lula e Maduro juntos.

Lula e Maduro juntos. Foto: Hugo Barreto

O documento foi assinado por diferentes entidades passando pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra até a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.

Em julho, a eleição na Venezuela foi concluída com o anúncio por parte de Maduro de que teria sido o vencedor. A oposição alegou que houve fraude no processo eleitoral.

O governo brasileiro evitou falar em fraude, mas explicou que não reconheceria a eleição enquanto as atas com os resultados não fossem apresentadas.

O documento, publicado nesta quinta-feira (26/12), aponta que uma mudança de postura do governo Lula “fortalece os laços de amizade e cooperação que historicamente unem nossas duas nações”.

Assinada por entidades como Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Centro Brasileiro de Solidariedade Aos Povos e Luta Pela Paz (CEBRAPAZ), Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros, a carta afirma que o reconhecimento do Brasil “envia uma mensagem clara de apoio à paz e à estabilidade regional”.

“A política externa brasileira de seu governo, altiva e ativa, tem como um de seus mais importantes eixos a Integração Regional em nossa região, como uma das condições essenciais para uma inserção mais soberana no contexto mundial, conforme o documento Consenso de Brasília, aprovado pelos países sul-americanos por iniciativa de seu governo em maio de 2023”, apontam os movimentos.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:17, 15 Abr

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Iguinho e Lulinha e Vitor Fernandes.
Festa

Iguinho e Lulinha e Vitor Fernandes comandam "Sambinha" no Recife

Evento reúne nomes do piseiro e atrações locais em mais uma edição na capital pernambucana.

UFPB
Oportunidades

UFPB abre processo seletivo para professor com salários de até R$ R$ 26.326,81

Processo seletivo iniciado no último dia 10 contempla áreas como Saúde, Direito e Engenharia; candidatos têm até 27 de abril para garantir participação.

Daniela Araújo completa 15 anos de carreira.
Gospel

Daniela Araújo traz turnê de 15 anos a Recife e Caruaru; veja datas

Apresentações propõem formato intimista com repertório que revisita diferentes fases da carreira da artista.

mais notícias

+

Newsletter