Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Jaboatão une gerações em debate sobre saúde e qualidade de vida

Iniciativa gratuita promove troca de experiências entre estudantes da EJA e pessoas idosas para fortalecer o envelhecimento ativo na cidade.

Beto Dantas

29 de outubro de 2025 às 18:47   - Atualizado às 18:57

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa Foto: Bolg do Léo Lima.

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, realiza o Debate Intergeracional “Caminhos para uma Vida Saudável: Saberes e Mudanças ao Longo do Tempo”, uma iniciativa que integra o conjunto de ações do Mês da Pessoa Idosa. O primeiro encontro acontece nesta quinta-feira (30), às 19h30, na Escola Municipal Visconde de Suassuna, em Piedade, e o segundo será no dia 4 de novembro, no mesmo horário, na Escola Municipal Natividade Saldanha, em Prazeres.

A ação é organizada pela Gerência de Políticas Estratégicas e Programas, pela Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa e pela Coordenação do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), com a integração do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) que atua de forma transversal na articulação entre as secretarias. O evento também conta com o apoio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, reforçando o compromisso coletivo do município com a promoção dos direitos e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para esse público.

O debate faz parte do cronograma de atividades previsto na Nota Técnica publicada pela Secretaria Municipal de Saúde no início de outubro, que orienta as equipes dos territórios a desenvolverem estratégias de promoção da saúde e valorização da pessoa idosa. Entre as recomendações da nota, estão a ampliação de espaços de fala, o incentivo à participação ativa das pessoas idosas e o fortalecimento do vínculo entre escola, comunidade e rede de saúde.

Ao estimular a troca de experiências entre estudantes da EJA e pessoas idosas acompanhadas pela rede municipal, o debate busca reconhecer saberes, trajetórias e vivências como elementos fundamentais para o cuidado integral em saúde. A proposta é refletir sobre como cada fase da vida compreende, vivência e transforma o cuidado com o corpo, a mente e o bem-estar.

De acordo com o prefeito Mano Medeiros, a iniciativa reforça o compromisso do município com o envelhecimento ativo, saudável e participativo. “Além de fortalecer o respeito intergeracional e a construção de uma cultura de cuidado e solidariedade, a ação também destaca o caráter pedagógico, que aproxima gerações, promove o diálogo e contribui para a formação cidadã dos estudantes”, afirmou o gestor.

Veja Também

Com o Debate Intergeracional, Jaboatão reafirma seu papel como município comprometido com políticas públicas integradas que valorizam o envelhecimento e reconhecem o potencial transformador do encontro entre diferentes gerações.

Serviço:
Debate intergeracional sobre saúde e bem-estar
Quando: 30 de outubro
Horário: 19h30
Local: Escola Municipal Visconde de Suassuna (Rua Maria Rita Barradas, 701, Piedade)

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:14, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula com evangélicos.
Eleições 2026

Lula tem dificuldade em se aproximar do eleitorado evangélico no Brasil; saiba motivos

No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.

Amarelinhos da CTTU
Contrato

Amarelinhos da CTTU passaram 5 anos sem receber férias, denuncia vereador

Parlamentar afirma que empresa terceirizada descumpriu direitos trabalhistas durante contrato com a Prefeitura do Recife.

Frei Gilson e o Carnaval
Católicos

"Não tem como ser santo pulando carnaval"; Frei Gilson

Fala do religioso sobre carnaval volta a circular nas redes sociais e provoca debate sobre fé e celebração popular.

mais notícias

+

Newsletter