Pernambuco, 09 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fraude no INSS: testemunha diz que empresa adulterava documento para retirar dinheiro de aposentados

Segundo reportagem do Jornal Nacional, empresas foram contratas com o intuito de enganar os idosos para que, de forma fraudulenta, autorizassem os descontos.

Jameson Ramos

16 de maio de 2025 às 12:05   - Atualizado às 12:05

Fachada do INSS.

Fachada do INSS. Foto: Reprodução

Segundo uma testemunha-chave no caso das fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) adulterou documentos para retirar dinheiro de aposentados e pensionistas.

Segundo reportagem do Jornal Nacional veiculada na quinta-feira, 15 de maio, o empresário de Brasília, Bruno Deitos, afirmou em junho de 2021, durante depoimento à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, que a sua empresa Premier Recursos Humanos foi contratada de forma terceirizada pela Target Pesquisas de Mercado - que por sua vez foi contratada pela Confer -, para fazer um serviço de atualização de cadastro de associados.

Segundo o empresário, o contrato estabelecia que a Premir atuaria no Distrito Federal, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na ocasião, com uma lista de associados em mãos, os promotores de pesquisa recrutados pela empresa foram pessoalmente aos endereços fornecidos pela Conafer.

O objetivo inicial era colher assinaturas dos associados que, por ventura, quisessem a exclusão do desconto das mensalidades.

No entanto, ainda de acordo com a reportagem, o dono da Target, contratada pela Conafer, teria informado que apenas as assinaturas o interessavam e que uma outra empresa especializada em alteração de documentos em PDF seria contratada.

Esta empresa seria responsável, segundo o Jornal Nacional, para mudar os formulários de exclusão para formulários de adesão. O arquivo digital obtido a partir deste trabalho incluiria 28,7 mil fichas com assinaturas.

À polícia, Bruno disse que não recebeu pelo serviço e que chegou a ser ameaçado pelo irmão do presidente da Conafer, Tiago Ferreira Lopes. 

A reportagem do Jornal Nacional destacou ainda que durante depoimento, o empresário afirmou que o presidente da Conafer teria comentado durante uma reunião que tinha "domínio sobre os direitos do INSS".

Os documentos que comprovariam as denúncias de Bruno foram enviados pela Polícia Civil à Polícia Federal (PF) e foram anexados ao inquérito que investiga as fraudes.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:14, 09 Jul

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pastor Ailton José Alves e Ginásio Geraldão no Recife
Evento

Geraldão deve atingir lotação máxima com Congresso de Jovens da Assembleia de Deus em 2025

Evento contará com coral de 2 mil vozes e deve reunir 15 mil pessoas em três dias de celebração no Recife.

Bispo evangélico, Edir Macedo.
Justiça

Netflix vence processo movido por Edir Macedo sobre uso de imagem em documentário

Justiça considera que imagens em "O Diabo no Tribunal" foram captadas em evento público e não violam direitos de imagem.

São José de Ribamar, no Maranhão, é considerada a cidade mais segura do Nordeste em 2025.
Ranking

Veja quais são as 10 cidades mais seguras do Nordeste em 2025

Se segurança é prioridade na hora de escolher onde viver, o novo levantamento do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil pode ajudar a tomar essa decisão com mais clareza.

mais notícias

+

Newsletter