Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

AGU bloqueia site que usava ilegalmente imagem de Haddad em propaganda de criptomoedas

A simulação veiculava suposta entrevista em que o ministro fazia propaganda de uma plataforma digital de negociação.

Jameson Ramos

17 de maio de 2025 às 15:09   - Atualizado às 15:09

Ministro da fazenda, Fernando Haddad

Ministro da fazenda, Fernando Haddad Foto: Reprodução/câmara dos deputados

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que foi bloqueado um domínio de internet estrangeiro que simulava site de notícias brasileiro para aplicar golpes utilizando ilegalmente a imagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Com imagens falsas, a simulação veiculava suposta entrevista em que o ministro fazia propaganda de uma plataforma digital de negociação de criptomoedas.

A empresa Public Domain Registry, sediada nos Estados Unidos, hospedava o site fraudulento. O bloqueio foi obtido por meio de notificação extrajudicial enviada no último dia 9 de maio à empresa. O conteúdo falso também utilizava ilicitamente símbolos de portais de notícias brasileiros para transmitir confiabilidade na divulgação da plataforma - prática corriqueira nos golpes na internet.

A AGU argumentou que a conduta do site viola o direito fundamental à integridade informacional e pode configurar crime de estelionato, na modalidade fraude eletrônica. Além de violar o direito brasileiro, afronta ainda os Termos de Uso da própria empresa hospedeira do domínio.

"O referido site, com nítida natureza fraudulenta, representa risco à segurança financeira das famílias brasileiras, uma vez que pretende ludibriar os usuários para que se cadastrem na plataforma e transfiram recursos financeiros, sob o pretexto de realizarem investimentos muito rentáveis", argumenta os procuradores da AGU.

Eleições

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que não está pensando na eleição de 2026 e afirmou que a prerrogativa para disputar a presidência é de quem está no cargo, portanto, de Luiz Inácio Lula da Silva. As declarações foram dadas em entrevista ao portal UOL na segunda-feira, 12 de maio.

Veja Também

Haddad justificou que, em seu campo político, a decisão de uma candidatura não se restringe ao ponto de vista pessoal, mas da melhor alternativa visualizada por esse campo.

Questionado sobre se assumiria a disputa presidencial caso fosse solicitado, ou se vislumbraria uma atuação no Senado, Haddad negou.

"Eu não estou pensando em eleição em 2026, não estou mesmo", disse o ministro da Fazenda.

Em relação a Lula, Haddad deixou claro que cabe ao atual presidente optar por disputar a reeleição. "Agora a prerrogativa é dele de decidir", disse, lembrando que Lula falou "para quem quisesse ouvir" que se estiver bem de saúde vai concorrer a um quarto mandato.

Haddad avaliou que a economia brasileira está bem posicionada, crescendo de forma mais justa e enfrentando os problemas.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:46, 25 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Motos aquáticas foram mobilizadas para buscas no perímetro entre o Pina e Boa Viagem.
Buscas

Barraqueiro desaparece ao tentar salvar turista de afogamento em Boa Viagem, no Recife

Rafael Vitor Correia da Silva, de 28 anos, tentou socorrer uma mulher em área com corrente de retorno; bombeiros mobilizaram helicóptero, drone e motos aquáticas.

Após o impacto, a van saiu da pista, enquanto o automóvel permaneceu no acostamento.
Trânsito

Colisão entre van e carro deixa três mortos e dois feridos graves na BR-222, no Maranhão

Acidente aconteceu próximo ao povoado Vista Alegre, em Itapecuru-Mirim; bombeiros utilizaram ferramentas hidráulicas para retirar uma vítima das ferragens.

A menina recebeu o nome de Maria Helena.
Inesperado

Sem saber que estava grávida, mulher dá à luz em banheiro de hospital no RN

Paciente procurou atendimento após sentir dores abdominais; mãe e bebê foram transferidas para avaliação no Hospital da Mulher, em Mossoró.

mais notícias

+

Newsletter