Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

AGU bloqueia site que usava ilegalmente imagem de Haddad em propaganda de criptomoedas

A simulação veiculava suposta entrevista em que o ministro fazia propaganda de uma plataforma digital de negociação.

Jameson Ramos

17 de maio de 2025 às 15:09   - Atualizado às 15:09

Ministro da fazenda, Fernando Haddad

Ministro da fazenda, Fernando Haddad Foto: Reprodução/câmara dos deputados

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que foi bloqueado um domínio de internet estrangeiro que simulava site de notícias brasileiro para aplicar golpes utilizando ilegalmente a imagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Com imagens falsas, a simulação veiculava suposta entrevista em que o ministro fazia propaganda de uma plataforma digital de negociação de criptomoedas.

A empresa Public Domain Registry, sediada nos Estados Unidos, hospedava o site fraudulento. O bloqueio foi obtido por meio de notificação extrajudicial enviada no último dia 9 de maio à empresa. O conteúdo falso também utilizava ilicitamente símbolos de portais de notícias brasileiros para transmitir confiabilidade na divulgação da plataforma - prática corriqueira nos golpes na internet.

A AGU argumentou que a conduta do site viola o direito fundamental à integridade informacional e pode configurar crime de estelionato, na modalidade fraude eletrônica. Além de violar o direito brasileiro, afronta ainda os Termos de Uso da própria empresa hospedeira do domínio.

"O referido site, com nítida natureza fraudulenta, representa risco à segurança financeira das famílias brasileiras, uma vez que pretende ludibriar os usuários para que se cadastrem na plataforma e transfiram recursos financeiros, sob o pretexto de realizarem investimentos muito rentáveis", argumenta os procuradores da AGU.

Eleições

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que não está pensando na eleição de 2026 e afirmou que a prerrogativa para disputar a presidência é de quem está no cargo, portanto, de Luiz Inácio Lula da Silva. As declarações foram dadas em entrevista ao portal UOL na segunda-feira, 12 de maio.

Veja Também

Haddad justificou que, em seu campo político, a decisão de uma candidatura não se restringe ao ponto de vista pessoal, mas da melhor alternativa visualizada por esse campo.

Questionado sobre se assumiria a disputa presidencial caso fosse solicitado, ou se vislumbraria uma atuação no Senado, Haddad negou.

"Eu não estou pensando em eleição em 2026, não estou mesmo", disse o ministro da Fazenda.

Em relação a Lula, Haddad deixou claro que cabe ao atual presidente optar por disputar a reeleição. "Agora a prerrogativa é dele de decidir", disse, lembrando que Lula falou "para quem quisesse ouvir" que se estiver bem de saúde vai concorrer a um quarto mandato.

Haddad avaliou que a economia brasileira está bem posicionada, crescendo de forma mais justa e enfrentando os problemas.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:14, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula com evangélicos.
Eleições 2026

Lula tem dificuldade em se aproximar do eleitorado evangélico no Brasil; saiba motivos

No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.

Amarelinhos da CTTU
Contrato

Amarelinhos da CTTU passaram 5 anos sem receber férias, denuncia vereador

Parlamentar afirma que empresa terceirizada descumpriu direitos trabalhistas durante contrato com a Prefeitura do Recife.

Frei Gilson e o Carnaval
Católicos

"Não tem como ser santo pulando carnaval"; Frei Gilson

Fala do religioso sobre carnaval volta a circular nas redes sociais e provoca debate sobre fé e celebração popular.

mais notícias

+

Newsletter