Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministro de Lula chama Bolsonaro de "capiroto" ao criticar emendas parlamentares

A fala de Paulo Teixeira se deu durante evento da Feira da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Ricardo Lélis

09 de maio de 2025 às 16:41   - Atualizado às 16:41

Paulo Teixeira e Jair Bolsonaro

Paulo Teixeira e Jair Bolsonaro Fotos: Fabio Rodrigues-Pozzebom e Lula Marques/ Agência Brasil

Durante um café da manhã com parlamentares de esquerda, nesta sexta-feira, 9 de maio, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), defendeu que o governo federal deve priorizar a destinação do orçamento para políticas públicas.

Segundo ele, desde a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a fatia da verba pública direcionada às emendas parlamentares tem comprometido os planos do Executivo.

“Nós temos que libertar o orçamento da União porque ele foi sequestrado pelas emendas parlamentares. Nós temos que fazer um gesto de recomposição do orçamento da União para as políticas públicas”, afirmou o ministro.

Em seguida, sem mencionar diretamente o nome de Bolsonaro, Teixeira fez uma crítica velada ao ex-presidente:

“Esse período anterior que o capiroto chegou e entregou o orçamento para ter governabilidade, nós temos que recuperar o orçamento para as políticas públicas”.

Veja Também

A declaração foi feita durante evento da Feira da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em São Paulo.

O encontro reuniu militantes do movimento e contou com a presença de vereadores, deputados estaduais e federais da base governista, como João Daniel, Nilton Tatto, Juliana Cardoso e Alfredinho (PT), além de Ivan Valente e Sâmia Bonfim (PSOL) e Orlando Silva (PCdoB).

No discurso aos militantes do MST, o ministro também reforçou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao movimento.

“Transmito um abraço do presidente Lula”, disse Teixeira, acrescentando que o petista irá participar da feira em 2026.

Segundo o ministro, a ausência de Lula este ano se deu por conta de uma viagem à Rússia, “para celebrar a vitória contra o fascismo”.

Lula na Rússia

O presidente Lula (PT), se reuniu com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, na quinta-feira (8).

O encontro aconteceu durante um jantar oferecido ao chefe do Executivo brasileiro, que estava acompanhado da primeira-dama Janja. 

A reunião aconteceu um dia antes do desfile de 80 anos da vitória soviética contra a Alemanha Nazista, que acontece nesta sexta-feira, 9 de maio. Autoridades de 29 países foram convidados pelo governo russo.

O desfile será realizado na Praça Vermelha, localizado na capital russa. Os chefes de Estado acompanharão a festividade em um tribunal especial montado em frente ao Mausoléu de Lenin. 

“Já estou na Rússia para participar das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra. O dia que define a vitória contra o nazismo. A vinda à Rússia reafirma nosso compromisso com o multilateralismo. Iremos assinar acordos de cooperação em ciência e tecnologia e buscar a ampliação das nossas parcerias comerciais”, declarou o presidente Lula em rede social.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:37, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

mais notícias

+

Newsletter