Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula recebe o título de doutor honoris causa em universidade francesa

O presidente e a primeira-dama Janja foram recebidos por alunos, professores, autoridades e um coral de estudantes e funcionários que cantaram Pau de Arara, de Luiz Gonzaga, em português.

Jameson Ramos

06 de junho de 2025 às 11:31   - Atualizado às 11:38

Presidente Lula recebendo o título de doutor honoris causa.

Presidente Lula recebendo o título de doutor honoris causa. Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Nesta sexta-feira, 6 de junho, o presidente Lula (PT) recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Paris 8, uma instituição pública em Saint Denis, município da região metropolitana da capital francesa. 

Ele e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foram recebidos por alunos, professores, autoridades e um coral de estudantes e funcionários que cantaram Pau de Arara, de Luiz Gonzaga, em português. A Universidade 8 é conhecida por receber minorias, estrangeiros e tem, no corpo discente, pós-graduandos indígenas do Brasil.

Regulação

Lula apresentou o momento para falar que a ausência de uma regulação das redes digitais somente interessa às grandes corporações. O petista disse que também é necessário criar uma governança sobre o uso da Inteligência Artificial (IA). Ele contou que a Cúpula dos Brics, que vai ser realizada em junho, no Brasil, vai adotar uma declaração conjunta sobre IA.

"As oportunidades que se abrem com a inteligência artificial são ilimitadas, mas os riscos não são menores", afirmou o presidente brasileiro, logo após receber o título de doutor honoris causa da universidade pública em Saint Denis.

Veja Também

Em seu discurso, Lula defendeu a educação como forma de transformação social e afirmou que as pessoas mais pobres devem ter o direito de escolher qual carreira e curso querem fazer. 

"Muitos escolhem o que querem fazer. Mas muitos outros não têm o direito de escolher o que vão estudar porque 'nasceram para ser pobres'. Não é normal a gente aceitar a ideia de que há pessoas que nasceram para ser pobres", disse o presidente.

"No meu país, a filha de uma empregada doméstica pode disputar um banco da universidade com a filha da patroa da sua mãe. Somente o Estado pode garantir oportunidade para todo mundo", disse o mandatário, mencionando os programas ProUni e Fies.

O Brasil é um país que poderia ser muito mais desenvolvido se, no passado, a elite política tivesse feito o necessário para isso, afirmou. 

"Tento imaginar que tipo de elite tinha o Brasil que não levava em conta a necessidade de educar seu povo para tornar o País competitivo em termos de indústria e comércio", disse Lula.

O presidente declarou que planeja criar uma universidade para os indígenas e outra voltada para esportes, a exemplo da Universidade de Integração Latino-Americana (Unila), atualmente criticada por parlamentares da oposição por ter desempenho abaixo da média nacional.

Em seu discurso, Lula afirmou também que é preciso investir mais em educação em período integral, ampliar o currículo escolar, abrangendo temas como crise climática. 

"É preciso colocar mais ensinamento da vida real para que todos aprendam a cuidar do meio ambiente", disse, acrescentando que o governo tem a meta de, até 2030, ter 80% das crianças do ensino fundamental já alfabetizadas no segundo ano. 

"A educação é a ferramenta mais poderosa para solucionar os males sociais", pontuou.

Estadão conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:32, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter