Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Trump registra deputada trans Erika Hilton com gênero masculino em visto diplomático

Segundo a parlamentar, o Itamaraty já foi acionado, e ela pretende denunciar o caso à Organização das Nações Unidas (ONU), por considerar a situação como um ato de transfobia.

Ricardo Lélis

16 de abril de 2025 às 11:00   - Atualizado às 11:00

Deputada Erika Hilton e Donald Trump.

Deputada Erika Hilton e Donald Trump. Fotos: Lula Marques/Agência Brasil e Alan Santos /PR

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi afetada por uma nova política dos Estados Unidos e teve seu visto emitido com identificação no gênero masculino. A parlamentar viajaria ao país para participar de palestras nas universidades de Harvard e MIT.

Segundo Hilton, o Itamaraty já foi acionado, e ela pretende denunciar o caso à Organização das Nações Unidas (ONU), por considerar a situação como um ato de transfobia.

"É transfobia de Estado. Trump transformou o governo americano em máquina de perseguição a minorias", declarou a parlamentar em nota.

Erika Hilton participaria do painel "Diversidade e Democracia", ao lado de outras autoridades brasileiras, durante o evento "Brazil Conference at Harvard & MIT 2025", que ocorreu no sábado, 12 de abril. 

Em entrevista ao jornal O Globo, a deputada contou que estava pronta para embarcar quando recebeu o visto com o gênero masculino e decidiu não seguir com a viagem.

Veja Também

Tanto a certidão de nascimento quanto o passaporte da deputada registram seu gênero como feminino. Em 2023, a embaixada dos Estados Unidos havia emitido um visto com essa mesma identidade.

Recentemente, os Estados Unidos suspenderam a emissão de passaportes com o gênero "X", destinado a pessoas não binárias, em decisão tomada no dia 25 de janeiro deste ano, cinco dias após a posse do novo governo.

“É muito grave o que os Estados Unidos tem feito com as pessoas trans que vivem naquele país e quem lá ingressa. É uma política higienista e desumana que além de atingir as pessoas trans também desrespeitam a soberania do governo brasileiro em emitir documentos que devem ser respeitados pela comunidade internacional", afirmou Erika Hilton em nota.

Nas redes sociais, a deputada criticou a medida.

Sim, é verdade. Fui classificada como do "sexo masculino" pelo governo dos EUA quando fui tirar meu visto para ir à Brazil Conference, na Universidade de Harvard e no MIT.

Não me surpreende. Isso já está acontecendo nos documentos de pessoas trans dos EUA faz algumas semanas.

Não me surpreende também o nível do ódio e a fixação dessa gente com pessoas trans. Afinal, os documentos que apresentei são retificados, e sou registrada como mulher inclusive na certidão de nascimento.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:05, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter