Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula suspende contrato de ONG em Pernambuco após suspeita de fraude na entrega de marmitas

A organização teria apresentado dados inconsistentes na prestação de contas. Isso incluía CPFs inválidos ou pertencentes a pessoas que não estavam na relação oficial de beneficiários.

Fernanda Diniz

14 de fevereiro de 2025 às 14:32   - Atualizado às 15:02

Governo Lula suspende contrato com ONG.

Governo Lula suspende contrato com ONG. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do Governo suspendeu o contrato com a Associação da Juventude Camponesa Nordestina Terra Livre, ONG de Pernambuco. A suspensão ocorreu após supostas irregularidades no serviço de distribuição de marmitas serem reveladas pelo jornal O Globo.

A entidade firmou um contrato de R$ 3 milhões dentro do programa Cozinha Solidária do Governo para fornecer refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade no estado.

A vice-presidente da ONG é Ana Lúcia Gusmão Brindeiro. Ela é assessora da deputada estadual Rosa Amorim (PT). Segundo a reportagem, a organização teria apresentado ao MDS dados inconsistentes na prestação de contas. Isso incluía CPFs inválidos ou pertencentes a pessoas que não estavam na relação oficial de beneficiários.

Diante da denúncia, o ministério do Governo acionou a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) para investigar o caso.

Em nota ao O Globo, o ministério afirmou que, se forem confirmadas irregularidades na execução do contrato e no uso dos recursos públicos, o Governo poderá solicitar a devolução do valor repassado à entidade.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:41, 28 Mar

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra autoriza obras no aeroporto de Caruaru.
Iniciativa

Raquel Lyra autoriza início das obras de R$ 96 milhões para ampliação do Aeroporto de Caruaru

O novo equipamento vai permitir voos noturnos e receber aviões de maior porte, como aviões a jato. Atualmente, operam no aeroporto apenas aviões de pequeno porte.

Governadora Raquel Lyra em fábrica
PIB

Pernambuco registra crescimento da indústria duas vezes superior ao do Brasil, aponta IGPE

A construção civil de Pernambuco também registrou um crescimento superior ao do país, com alta de 1,1% contra -2,9%.

Mano Medeiros e Priscila Krause na inauguração da usina de biometano.
Histórico

Prefeito Mano Medeiros inaugura maior usina de biometano do Nordeste em Jaboatão

A unidade integra uma estratégia mais ampla de gestão de resíduos no município, que mantém serviços permanentes de limpeza urbana, coleta domiciliar e programas de educação ambiental.

mais notícias

+

Newsletter