Pernambuco, 03 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Em Pernambuco, dois homens morrem e um perde a visão em casos suspeitos de intoxicação por metanol

Segundo a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), os fatos ocorreram nos município de Lajedo e João Alfredo, ambos no Agreste do estado.

Ricardo Lélis

30 de setembro de 2025 às 21:56   - Atualizado às 22:03

Copos de cerveja, bebida feita de álcool.

Copos de cerveja, bebida feita de álcool. Foto: Reprodução/TV Globo

O Governo de Pernambuco informou, nesta terça-feira, 30 de setembro, sobre possíveis casos de intoxicação por metanol em três homens, dois residentes no município de Lajedo e um de João Alfredo, ambos no Agreste.

Os pacientes foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Dois deles foram a óbito. O terceiro recebeu alta hospitalar, com perda de visão bilateral como sequela.

O secretário municipal de Lajedo, Thiago, confirmou ao Portal de Prefeitura que um dos óbitos e o caso de cegueira ocorreu na cidade, e que o Ministério da Saúde foi notificado.

O hospital, nesses casos, relata o quadro clínico, notifica a ocorrência e registra as informações coletadas na anamnese.

Contudo, a investigação é realizada pelas vigilâncias da unidade do Estado. Nos óbitos com suspeita de intoxicação, o corpo é encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), onde são feitos exames para conclusão.

Veja Também

Assim que recebeu a notificação, a Apevisa iniciou a preparação de ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) vai emitir orientações tanto para a população como para as vigilâncias sanitárias municipais.

O objetivo principal é a intensificação das vistorias para evitar possíveis fraudes nos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas.

Os sintomas iniciais de intoxicação podem ser confundidos com os da ingestão de álcool comum — como náuseas, vômitos, dor abdominal e sonolência. Porém, entre 6h e 24h após o consumo, podem surgir sinais mais graves, como visão turva, fotofobia, cegueira, convulsões e até coma.

A Apevisa recomenda que os serviços de saúde notifiquem imediatamente todos os casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e ao Cievs/PE.

Também orienta a busca ativa de pessoas que possam ter consumido bebidas da mesma origem, além da capacitação das equipes de saúde para o manejo clínico adequado, incluindo uso de antídotos específicos e hemodiálise nos casos graves.

Na área de vigilância sanitária, a orientação é intensificar a fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, coletar amostras suspeitas para análise laboratorial, interditar preventivamente lotes e articular ações conjuntas com Procon, Ministério Público e forças de segurança.

À população, a Agência Pernambucana reforça a importância de observar sinais que podem indicar adulteração: verificar se a bebida possui registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), rótulo completo, lacre adequado, além de comprar apenas em locais confiáveis. Também é essencial redobrar a atenção com drinques prontos e evitar produtos sem procedência ou com preços muito abaixo do mercado.

O Estado conta com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-PE), que funciona 24 horas para orientar consumidores e profissionais de saúde, pelo número 0800 722 6001.

Denúncias também podem ser feitas à Ouvidoria da SES-PE (136 / ouvidoria@saude.pe.gov.br), ao Procon-PE (0800 282 1512 / (81) 3181-7000 / denuncia@procon.pe.gov.br) e à Delegacia de Crimes contra o Consumidor – Decon (81 3184-3835 / dp.consumidor@policiacivil.pe.gov.br).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:38, 03 Abr

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Camaragibe vereadores debatem trânsito com secretário coronel Rossini e equipe da Guarda Municipal.
Reunião

Camaragibe: vereadores debatem trânsito com secretário coronel Rossini e equipe da Guarda Municipal

O encontro concentrou o debate em medidas que a gestão do prefeito Diego Cabral estuda para melhorar a mobilidade urbana e organizar o fluxo de veículos no município.

Prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros.
Gestão

Jaboatão dos Guararapes é um dos premiados pela Amupe por trabalho realizado pela Defesa Civil

A experiência do município com o monitoramento de riscos será apresentada durante 9º Congresso Pernambucano de Municípios.

Corredor do peixe em Olinda
Comércio

Corredor do peixe em Olinda movimenta comércio e expectativa é aumento de vendas na sexta da paixão

Nesta sexta (3), a procura deve ser maior para data tradicional do consumo de peixes impulsionando as vendas

mais notícias

+

Newsletter