Pernambuco, 27 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Carlos Lupi pede demissão do ministério da Previdência após escândalo de fraude no INSS

Nas redes sociais, o agora ex-ministro da pasta publicou uma nota justificando sua saída da gestão ministerial.

Gabriel Alves

02 de maio de 2025 às 18:20   - Atualizado às 18:20

Lula ao lado do ex-ministro Carlos Lupi.

Lula ao lado do ex-ministro Carlos Lupi. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira, 2 de maio. A decisão foi tomada durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas redes sociais, o ministro se posicionou.

"Entrego, na tarde desta sexta-feira (02), a função de Ministro da Previdência Social ao Presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade. Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula.

Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador.

Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o Governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente.

Deixo meu agradecimento aos mais de 20 mil servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, profissionais que aprendi a admirar ainda mais nestes pouco mais de dois anos à frente da Pasta.

Veja Também

 

Homens e mulheres que sustentam, com dedicação, o maior programa social das Américas".

Wolney entra no lugar de Carlos Lupi

Uma fonte do Palácio do Planalto confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o caruaruense Wolney Queiroz (PDT), atual secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, para assumir o comando da pasta. As informações são do Blog do Elielson. 

"O encontro aconteceu há pouco, e o presidente fez o convite formal a Wolney", afirmou a fonte.

Wolney é cotado como o principal nome para substituir Carlos Lupi, cuja gestão foi abalada por investigações sobre fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ex-deputado federal por seis mandatos e filiado ao PDT desde 1992, Wolney Queiroz  já assumiu interinamente o ministério em outras ocasiões, durante viagens e férias de Lupi.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:28, 27 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senadores Tereza Cristina e Flávio Bolsonaro.
Bastidores

Tereza Cristina diz estar preparada para ser vice na chapa de Flávio Bolsonaro

A senadora também mencionou que acredita que o filho do ex-presidente é o candidato com mais chances de enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito.

Eduardo Honório entre Eduardo e Lula da Fonte.
Articulação

Honório tem pré-candidatura oficializada a deputado pela Federação União PP de Eduardo da Fonte

"Coloco meu nome à disposição com a responsabilidade de quem conhece de perto as necessidades do povo", disse o ex-prefeito de Goiana.

Zé de Irmã Têca anuncia sucessor na Superintendência da Pesca em Pernambuco.
Mudança

Zé de Irmã Têca anuncia sucessor na Superintendência da Pesca em Pernambuco

Durante a solenidade, foi destacada a relevância da atuação do Ministério da Pesca e Aquicultura, especialmente sob a condução do ministro André de Paula.

mais notícias

+

Newsletter