Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Câmara avança em proposta para ter mais 18 deputados ao custo de quase R$ 65 milhões por ano

Esse debate ocorre após o STF determinar que a Casa revise, até 30 de junho, a distribuição das cadeiras por estado.

Gabriel Alves

06 de maio de 2025 às 17:18   - Atualizado às 17:48

Câmara dos Deputados.

Câmara dos Deputados. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB), relator da proposta que trata da atualização das cadeiras da Câmara dos Deputados, protocolou nesta terça-feira, 6 de maio, o parecer que propõe aumentar o número de parlamentares de 513 para 531. Com isso, a Casa ganharia 18 novos deputados já nas próximas eleições.

Apesar do impacto financeiro estimado em R$ 64,4 milhões por ano, a Direção-Geral da Câmara afirmou que o orçamento atual comporta os custos da ampliação. Damião reforçou esse argumento ao afirmar, em seu parecer, que “mesmo hoje, o orçamento da Câmara dos Deputados já comportaria as despesas decorrentes da aprovação do projeto”.

A expectativa é de que o plenário vote ainda hoje o pedido de urgência para a proposta. Caso seja aprovado, o texto pode seguir diretamente para votação no plenário.

Esse debate ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que a Câmara revise, até 30 de junho, a distribuição das cadeiras por estado, com base no Censo Demográfico de 2022 do IBGE. Se a Casa seguisse rigorosamente os dados do Censo, alguns estados perderiam representantes devido à redução populacional. No entanto, o projeto atual propõe manter as bancadas estaduais como estão e apenas ampliar o número de deputados nos estados que registraram crescimento populacional.

A deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ), autora do projeto original, justificou a proposta ao afirmar que o Censo de 2022 “trouxe várias inconsistências”. O texto apresentado por ela impede que estados percam parlamentares e permite que outros aumentem suas bancadas conforme o crescimento da população.

Veja Também

Caso o Congresso não aprove a proposta até o fim de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será responsável por definir a nova composição das bancadas por meio de uma resolução.

Estados que ganharão novas cadeiras, segundo o projeto:

  • Amazonas: +2 deputados;
  • Ceará: +1 deputado;rio
  • Minas Gerais: +1 deputado;
  • Goiás: +1 deputado;
  • Mato Grosso: +2 deputados;
  • Pará: +4 deputados;
  • Paraná: +1 deputado;
  • Rio Grande do Norte: +2 deputados;
  • Santa Catarina: +4 deputados.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:33, 25 Ago

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O deputado federal e candidato ao Senado Eduardo da Fonte (PP/UP) e a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu.
Eleições

Eduardo da Fonte recebe apoio de Pollyanna Abreu, prefeita de Sertânia, para candidatura ao Senado

A prefeita declarou apoio ao deputado federal nesta segunda-feira, 24 de agosto, fortalecendo a base municipal da candidatura no Sertão de Pernambuco.

O ex-governador de Minas Gerais e candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo).
Vídeo

Errou? Zema comete gafe em sabatina da TV Globo ao dizer que tem "programas contra as mulheres"

A declaração ocorreu quando o candidato apresentava propostas que, segundo ele, foram desenvolvidas para combater a violência doméstica e ampliar a proteção às vítimas.

Prefeito Carlos Santana e todos os vereadores de Ipojuca confirmam apoio à reeleição de Raquel Lyra
Reforço

Prefeito Carlos Santana e todos os vereadores de Ipojuca confirmam apoio à reeleição de Raquel Lyra

O encontro que marcou a aliança contou com a presença da deputada estadual Simone Santana, do candidato ao Senado pela Coligação Pernambuco de Coração, Eduardo da Fonte.

mais notícias

+

Newsletter