Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro sobre não entregar faixa para Lula: 'Eu não queria passar'; veja vídeo

Após se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente participou de uma coletiva de imprensa.

Fernanda Diniz

26 de março de 2025 às 17:05   - Atualizado às 17:27

Jair bolsonaro a esquerda e Lula a direita.

Jair bolsonaro a esquerda e Lula a direita. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

Após se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma coletiva de imprensa. Aos jornalistas, Bolsonaro afirmou que é alvo de acusações "graves e infundadas". (Veja vídeo abaixo)

"Eu espero, hoje, colocar um ponto final nisso aí. Parece que tem algo pessoal contra mim e as acusações são muito graves e são infundadas", afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro disse ainda que colaborou com a transição do governo após o fim das eleições. Segundo o ex-presidente, ele atuou para impedir obstrução de vias por caminhoneiros e pediu por manifestações ordeiras. O capitão reformado declarou ainda que não era obrigado a passar a faixa presidencial para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Graças a Deus eu saí daqui no dia 30 de dezembro, porque eu não queria passar a faixa para um cara com um passado como o Lula tem. Não há crime nenhum em não passar faixa. Não está escrito que é proibido não passar a faixa", afirmou.

Veja vídeo: 

Veja Também

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O ex-presidente também rebateu a denúncia da PGR que o acusou de ter convocado comandantes das Forças Armadas para consultá-los para uma eventual ruptura democrática por uma decretação de estado de sítio. Segundo o ex-presidente, um golpe jamais seria concretizado a partir de um mecanismo constitucional.

"Nem atos preparatórios houveram para isso, se é que para você trabalhar com dispositivo constitucional é sinal de golpe. Golpe não tem lei, não tem norma. Golpe tem conspiração com a imprensa, o parlamento, setores do poder Judiciário, setores da economia, fora do Brasil. Forças Armadas em primeiro lugar, sociedade, empresários, agricultores. Aí você começa a gestar um hipotético golpe, nada disso houve", disse Bolsonaro.

Bolsonaro voltou a disparar acusações, sem provas, de fraudes no sistema eleitoral brasileiro.

"Eu não sou obrigado a acreditar e confiar em um programador", afirmou.

Ele também disse que Moraes "bota o que quer" nos processos judiciais relatados por ele:

"Por isso os seus inquéritos são secretos ou confidenciais".

Por unanimidade, os cinco ministros da Primeira Turma do STF tornou Bolsonaro e outros sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Os magistrados acompanharam o voto do relator Alexandre de Moraes, que aceitou, na íntegra, a denúncia feita pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Com a decisão, o ex-presidente e os demais denunciados se tornam réus em um processo penal por cinco crimes - organização criminosa armada, golpe de estado, tentativa de abolição violenta do estado democrático, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União. As penas em caso de condenação podem chegar a 43 anos de prisão.

Além de Bolsonaro, vão responder ao processo: Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e Casa Civil), Augusto Heleno (ex-ministro do GSI), Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor da Abin), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha) e Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro).

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:12, 14 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carnaval em SP: 2ª noite de desfiles do Grupo Especial terá 7 escolas; veja ordem e horários
Folia

Carnaval em SP: 2ª noite de desfiles do Grupo Especial terá 7 escolas; veja ordem e horários

Império de Casa Verde, Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Estrela do Terceiro Milênio, Tom Maior e Camisa Verde e Branco animam o sambódromo do Anhembi.

Pessoas no carnaval e bebidas alcoólicas.
Intoxicação

Vai beber no Carnaval? Estados ligam alerta para metanol em bebidas adulteradas; veja sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, em 2025, o Brasil confirmou 76 casos de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcoólicas.

Lucas Braathen faz história e conquista medalha inédita para o Brasil nos Jogos de Inverno
É Ouro!

Lucas Braathen faz história e conquista medalha inédita para o Brasil nos Jogos de Inverno

É a primeira medalha olímpica da história do país e da América do Sul em Jogo Olímpicos de Inverno.

mais notícias

+

Newsletter