Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Banco Central aumenta Selic para 14,75% e juros atinge maior patamar desde 2006

Com a elevação de 0,5 ponto na taxa, o Brasil passou da quarta para a terceira posição no ranking dos maiores juros reais do mundo.

Gabriel Alves

08 de maio de 2025 às 09:42   - Atualizado às 09:52

Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo ao lado de Lula.

Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo ao lado de Lula. Foto: Reprodução

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto porcentual, de 14,25% para 14,75% ao ano - conforme o esperado pela maior parte do mercado financeiro. A decisão foi unânime.

Com a decisão da quarta-feira, 7 de maio, o Copom colocou os juros no maior nível nominal desde julho de 2006, no primeiro governo Lula, quando o Copom cortou a taxa de 15,25% para 14,75% ao ano. Nessa época, os juros estavam em queda depois de terem atingido 19,75% em maio de 2005, um dos maiores patamares do século XXI.

Ao subir a taxa em 0,5 ponto, o Copom cumpre sua sinalização de março de que o juro seria elevado em menor patamar do que o ritmo de 1 ponto porcentual escolhido pelo colegiado nas reuniões anteriores.

A curva de juros precificava com 80% de chance uma elevação de 0,5 ponto porcentual na Selic no fim da tarde da quarta-feira, 7 de maio. Havia 20% de chance de uma alta menor, de 0,25 ponto, embutida nos preços.

Desde setembro, o BC já aumentou a Selic em 4,25 pontos, o segundo maior ciclo de alta dos últimos 20 anos - perdendo apenas para a alta de 11,75 pontos entre março de 2021 e agosto de 2022, que ocorreu após o fim da pandemia.

Veja Também

Juros reais

Com a elevação de 0,5 ponto na Selic, o Brasil passou da quarta para a terceira posição no ranking dos maiores juros reais do mundo, elaborado pelo site MoneYou, com 8,65%. O País fica atrás de Turquia (10,47%) e Rússia (9,17%), e à frente de África do Sul (6,61%) e Colômbia (4,68%).

O BC calcula que a taxa real neutra de juros do Brasil - que não estimula, nem deprime a economia - é de 5,0%.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:55, 06 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Mario Gomes, ex-ator da Globo.
Polêmica

Ex-galã da Globo assume presidência de partido e propõe Forças Armadas no Rio

Ator e político defende atuação militar para segurança urbana e amplia presença no cenário político fluminense.

Lula y el presidente iraní Ebrahim Raisi durante una reunión bilateral del BRICS en Johannesburgo (2023)
Declaração

Irã agradece ao Brasil por condenar ataques dos EUA e Israel

Declaração diplomática reforça peso do posicionamento brasileiro, enquanto crise no Oriente Médio eleva riscos estratégicos, econômicos e de segurança para o país.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Bastidores

Oposição pede prisão de Moraes após vazamento de mensagens com Daniel Vorcaro

Dados extraídos do celular do banqueiro revelam que ele prestava contas ao ministro do STF sobre as negociações de venda do banco e sugerem diálogos a respeito do inquérito sigiloso que tramitava na Justiça Federal de Brasília.

mais notícias

+

Newsletter