Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Agreste tem queda de crimes e homicídios em maio, diz SDS; veja municípios com maiores reduções

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, a região do Agreste apresentou uma redução de 21,4% nos crimes patrimoniais.

Gabriel Alves

20 de junho de 2025 às 12:10   - Atualizado às 12:10

Agreste: policiais em operação.

Agreste: policiais em operação. Foto: PCPE/Divulgação

O Agreste de Pernambuco registrou uma queda de 28,6% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) no mês de maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (19) pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). A pasta, no entanto, não informou os números absolutos.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, a região apresentou uma redução de 21,4% nos crimes patrimoniais. Os CVPs incluem roubos cometidos com violência ou grave ameaça à vítima, como assaltos a pedestres, veículos, estabelecimentos comerciais e residências, excluindo os latrocínios (roubos seguidos de morte).

Entre janeiro e maio deste ano, foram contabilizados 18.550 crimes contra o patrimônio em todo o estado. Desse total, 8.341 ocorreram no Recife, 5.813 na Região Metropolitana e 4.396 no interior.

Também houve redução nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) no Agreste em maio. O número caiu de 57 para 45 registros, o que representa um recuo de 21,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o segundo melhor resultado entre as regiões do estado, ficando atrás apenas da Zona da Mata, que apresentou queda de 21,8%.

A SDS-PE também destacou municípios do Agreste que apresentaram as maiores reduções de homicídios no acumulado de 2025:

Veja Também

  • Bonito: queda de 87,5%, de 8 para 1 caso;
  • Brejo da Madre de Deus: redução de 60%, de 15 para 6 casos;
  • Cachoeirinha: queda de 66,7%, de 6 para 2 casos;
  • Caetés: redução de 80%, de 5 para 1 caso;
  • Toritama: queda de 80%, de 10 para 2 homicídios.

Além disso, os municípios de Iati e Tacaimbó não registraram homicídios entre janeiro e maio deste ano. No mesmo período de 2024, Iati contabilizou cinco casos, e Tacaimbó, quatro ocorrências.

"Temos realizado várias operações diuturnamente, com apoio de equipes especializadas da Polícia Militar e diversas Operativas da SDS, dentre outros parceiros, o que tem sido determinante para conseguirmos esses resultados positivos. E vamos seguir intensificando os trabalhos para que, no segundo semestre, possamos continuar reduzindo cada vez mais os índices de criminalidade na região", avaliou o coronel Adriel Serafim, diretor Integrado do Interior I (Dinter I) da Polícia Militar, responsável por unidades da Zona da Mata e Agreste.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:51, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Goleiro Bruno fala sobre caso Eliza Samudio.
Repercussão

Caso Eliza Samudio: goleiro Bruno admite erro e cita Macarrão e envolvimento de facção criminosa

Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.

Máquina de cartão de crédito usada por ambulante preso.
Estelionato

"Para gringo é mais caro": ambulante é preso após cobrar R$ 2,4 mil por duas cervejas a turistas

Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

mais notícias

+

Newsletter