Pernambuco, 07 de Dezembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Neoenergia recolhe cerca de duas toneladas de fios de internet irregulares em postes no Recife

A maioria estava ligado de forma ilegal na rede de distribuição de energia, promovendo riscos de acidentes para a população

09 de outubro de 2024 às 16:00   - Atualizado às 16:11

Neoenergia recolhe cerca de duas toneladas de fios de internet irregulares em postes no Recife

Neoenergia recolhe cerca de duas toneladas de fios de internet irregulares em postes no Recife Foto: Divulgação/Neoenergia

Neoenergia Pernambuco concluiu, no último final de semana, o ordenamento de rede em duas vias de grande circulação, na Zona Norte do Recife. As ruas José Osório, na Madalena, e Gomes Taborda (Rua da Lama), que passa por bairros como Cordeiro e Iputinga, tiveram os postes vistoriados durante os últimos 15 dias para a retirada de equipamentos de telecomunicações que estavam fora do padrão técnico e de segurança exigidos pela regulação.

No total, foram 177 estruturas analisadas, com a retirada de aproximadamente duas toneladas de equipamentos que estavam instalados de forma irregular ou mesmo sem a permissão da distribuidora.

Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias
 
Nas duas ruas, equipes da Neoenergia Pernambuco retiraram mais de 70 caixas de internet. A maioria desses equipamentos estava ligado de forma irregular na rede de distribuição de energia, promovendo riscos de acidentes para a população e para os próprios colaboradores das empresas de telecomunicações.

“Essas caixas não normatizadas são as principais causadoras de incêndio em postes no Estado. A grande maioria delas não possui os equipamentos de proteção adequados para o tipo de ligação, além de utilizar materiais de baixa qualidade ou impróprios para a aplicação, que terminam não suportando a ligação, vindo a pegar fogo. A retirada desses equipamentos é muito importante para evitarmos esses casos de incêndio”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.

Quem passou pelas duas vias desde o último final de semana já pode comprovar a mudança até mesmo no visual. Ao invés de um emaranhado de fios nos postes, apenas os cabos autorizados e dentro dos padrões de segurança.

Leia Também

“Este é um trabalho de toda a sociedade. A Neoenergia sempre orienta a pessoa buscar informação sobre a regularidade da empresa que você está contratando para fornecer internet na sua casa. No nosso site possui uma lista com todas as empresas. Se a empresa não estiver nesta lista, acreditamos ser muito arriscado qualquer tipo de negociação”, concluiu Fábio Barros.

Responsabilidade da manutenção

A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da Neoenergia Pernambuco tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação, em alguns casos, pode representar.

Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.

Com informações da Neoenergia

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

17:09, 07 Dez

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Neoenergia inicia retirada de fios irregulares no Recife Antigo.
Medida

Neoenergia inicia retirada de FIOS IRREGULARES no RECIFE ANTIGO

Os técnicos eliminarão os fios que estiverem desnivelados, não identificados ou fora do padrão exigido pelas agências reguladoras.

Neoenergia Pernambuco
Serviço

NEOENERGIA convoca comerciantes para solicitarem LIGAÇÃO provisória para FESTA DO MORRO; SAIBA COMO

A companhia informou que vai reforçar o contingente técnico para atuação em caso de eventuais ocorrências durante o evento.

Furto de energia em Pernambuco.
Operação

PERNAMBUCO: Polícia prende QUATRO SUSPEITOS de FURTO DE ENERGIA suficiente para atender TODA CIDADE

De acordo com a Neoenergia, a eletricidade desviada abasteciria Gravatá durante 22 dias.

mais notícias

+

Newsletter