14 de setembro de 2024 às 20:33 - Atualizado às 20:51
Xi Jinping condecora Dilma com a mais alta honraria da China Foto: Divulgação/Xinhua
Xi Jinping, presidente da China, concedeu a Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil, a Medalha da Amizade, que representa a mais alta honraria do país para estrangeiros. A condecoração foi oficializada na sexta-feira, dia 13 de setembro.
Dilma Rousseff, que presidiu o Brasil em duas vezes, lidera o banco dos Brics desde 2023.
A Medalha da Amizade é atribuída pelo governo chinês a personalidades estrangeiras que se destacaram na cooperação com a China.
Junto com Dilma, outras 14 figuras foram homenageadas com títulos honoríficos pelo governo de Xi Jinping.
Entre no nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, em inglês), conhecido como o Banco do Brics, foi eleita como a Mulher Economista de 2023 pelo sistema Cofecon/Corecons, que reúne o Conselho Federal de Economia e os Conselhos Regionais de Economia do Brasil.
Em nota, o Cofecon/Corecons afirmou que a escolha por Dilma se deu em quatro fases, em que houve a formação da lista de indicadas pelos conselheiros federais, regionais e a comissão Mulher Economista e Diversidade.
O plenário do Cofecon formou, posteriormente, uma lista décupla e os Corecons definiram em seus respectivos plenários uma lista tríplice.
Dilma foi escolhida não só pelo mérito na área da economia, mas também como forma de reconhecer e valorizar o papel que desempenhou na promoção do desenvolvimento com responsabilidade social.
"A escolha de Dilma Rousseff como a Mulher Economista de 2023 reflete o reconhecimento do seu legado e expertise no campo econômico, bem como seu papel fundamental na formulação e implementação de políticas que moldaram a trajetória econômica do Brasil", disse o Cofecon/Corecons.
Formada em ciências econômicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dilma Rousseff foi ministra nos dois primeiros mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002 e 2006, comandando, respectivamente, as pastas de Minas e Energia e Casa Civil.
Em 2010, foi candidata à Presidência da República e eleita a primeira mulher a comandar o país. Em 2014 foi reeleita presidente, mas, em 2016 teve o mandato cassado após um processo de impeachment pelo crime de responsabilidade pelas chamadas "pedaladas fiscais". No processo, porém, ela manteve os direitos políticos.
1
2
3
03:21, 15 Out
23
°c
Fonte: OpenWeather
Tarek William Saab reforçou críticas ao posicionamento do presidente brasileiro em relação às eleições venezuelanas que pediu a divulgação das atas eleitorais para reconhecer a vitória de Nicolás Maduro.
A segurança tem sido rigorosa nos comícios de Trump após duas tentativas recentes de assassinato ao ex-presidente.
Dezoito pessoas passaram mal ao assistir a encenação, que também foi criticada pela Igreja Católica.
mais notícias
+