Lula na França Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Durante sua passagem pela França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira, 6 de junho, da abertura da exposição "Nosso Barco Tambor Terra", do artista brasileiro Ernesto Neto, em Paris (veja o vídeo abaixo).
Acompanhado do presidente francês, Emmanuel Macron, e da primeira-dama brasileira, Rosângela da Silva, a Janja, Lula protagonizou um momento descontraído ao tentar reproduzir os movimentos dos acrobatas presentes na exposição. Sem o paletó e sem sapatos, o presidente brasileiro deitou no chão e imitou as posições.
A mostra integra a programação do "Ano do Brasil na França 2025", que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Segundo a embaixada francesa, a iniciativa contempla uma primeira etapa com eventos brasileiros na França, de abril a setembro, e uma segunda fase com atrações francesas no Brasil, entre agosto e dezembro deste ano.
No Instagram, Macron compartilhou uma imagem de Lula deitado no chão com uma câmera, tentando fotografar os acrobatas.
"Este ano, quase 300 eventos culturais acontecerão no Brasil, e tantos outros na França, para celebrar a amizade e a vitalidade dos nossos laços", escreveu o presidente francês.
Nesta sexta-feira, 6 de junho, o presidente Lula (PT) recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Paris 8, uma instituição pública em Saint Denis, município da região metropolitana da capital francesa.
Ele e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foram recebidos por alunos, professores, autoridades e um coral de estudantes e funcionários que cantaram Pau de Arara, de Luiz Gonzaga, em português.
A Universidade 8 é conhecida por receber minorias, estrangeiros e tem, no corpo discente, pós-graduandos indígenas do Brasil.
Lula apresentou o momento para falar que a ausência de uma regulação das redes digitais somente interessa às grandes corporações.
O petista disse que também é necessário criar uma governança sobre o uso da Inteligência Artificial (IA). Ele contou que a Cúpula dos Brics, que vai ser realizada em junho, no Brasil, vai adotar uma declaração conjunta sobre IA.
2
3
14:08, 04 Out
30
°c
Fonte: OpenWeather
Primeiros boletins de urna do exterior mostram resultados distintos em nove países; diferença de fuso horário antecipou o encerramento da votação.
Recall envolve mais de 37 mil unidades de brinquedos antiestresse; alerta identifica produtos específicos vendidos no mercado americano.
As declarações ocorrem em meio à atenção em Washington sobre a disputa brasileira. No começo desta semana, três senadores democratas dos EUA pediram ao governo Trump que evite qualquer interferência no processo eleitoral.
mais notícias
+