Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Venezuela prendeu 14 jornalistas durante posse da presidente interina, denuncia sindicato

A categoria criticou a ação, afirmando que a cobertura da crise política e dos recentes ataques militares tem sido dificultada pelas autoridades e exigiu garantias para o exercício do jornalismo no país.

Ricardo Lélis

08 de janeiro de 2026 às 11:13   - Atualizado às 11:13

Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela.

Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela. (Foto: Divulgação)

Pelo menos 14 jornalistas foram detidos na última segunda-feira, 5 de janeiro, em Caracas, enquanto cobriam a posse de Delcy Rodríguez como presidente interina da Venezuela, informou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP) local. 

Segundo a categoria, a maioria dos profissionais detidos trabalhava para agências e veículos internacionais, e um para a imprensa venezuelana. As equipes tiveram celulares, equipamentos e contas em redes sociais revistados por agentes de segurança durante as detenções. 

No fim do dia, a maioria dos jornalistas foi liberada, mas um estrangeiro foi deportado, acrescentou a entidade. Ainda de acordo com o SNTP, outros dois repórteres, um espanhol e um colombiano, foram detidos na fronteira entre Cúcuta (Colômbia) e San Antonio (Venezuela) e também libertados horas depois. 

O sindicato criticou a ação, afirmando que a cobertura da crise política e dos recentes ataques militares tem sido dificultada pelas autoridades e exigiu garantias para o exercício do jornalismo no país. 

O episódio ocorre em meio a um contexto de tensão política na Venezuela, após a captura do ex-presidente Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos e a subsequente ascensão de Rodríguez à Presidência interina, em meio a um estado de emergência e reforço do controle nas fronteiras. 

Veja Também

A situação na capital também tem gerado apreensão entre os moradores, com presença intensificada de policiais e restrições à circulação durante e após a cerimônia de posse.

Presidente interina

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, já se posicionou publicamente nas redes sociais sobre episódios passados da política brasileira. Integrante do regime chavista, ela manifestou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e fez críticas aos ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB).

No último sábado, 3, a Suprema Corte da Venezuela determinou que Delcy assumisse interinamente a presidência do país. A decisão ocorreu após a captura do ditador Nicolás Maduro pelos Estados Unidos. Ela tomou posse nesta segunda-feira, 5.

Em outubro de 2022, após a vitória de Lula nas eleições presidenciais brasileiras, Delcy celebrou o resultado.

"Viva Lula! Viva o grande povo do Brasil, que abre novos caminhos para a nossa América Latina!", escreveu à época.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:50, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

Vírus Nipah entra no radar das autoridades durante o Carnaval.
Carnaval

Vírus Nipah preocupa o mundo e levanta alerta para o Carnaval no Brasil

Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.

mais notícias

+

Newsletter