Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump anuncia que espaço aéreo da Venezuela está totalmente fechado

Anteriormente, o presidente americano já admitiu que pode realizar operações terrestres contra o país liderado por Nicolás Maduro.

Ricardo Lélis

29 de novembro de 2025 às 18:58   - Atualizado às 18:58

Trump e Maduro

Trump e Maduro Foto Montagem/Portal de Prefeitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as suas redes sociais para anunciar que o espaço aéreo da Venezuela está totalmente fechado.

 "A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas, por favor, considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela como totalmente fechado", escreveu Trump.

Essa não é a primeira vez que o governo americano fez esse tipo de comunicado. No dia 21 de novembro, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), um alerta às principais companhias aéreas sobre uma “situação potencialmente perigosa” ao sobrevoar o espaço aéreo da Venezuela. A agência recomendou que as empresas adotem medidas de precaução.

No comunicado, a FAA citou o “agravamento da situação de segurança e o aumento da atividade militar na Venezuela e em seus arredores”, ressaltando que as ameaças podem oferecer riscos para aeronaves em todas as altitudes.

O alerta ocorre em meio ao reforço militar na região, que inclui o envio do maior porta-aviões da Marinha dos EUA, além de pelo menos oito navios de guerra e caças F-35.

Veja Também

Ainda segundo informações divulgadas pela imprensa norte-americana, o presidente Donald Trump foi informado sobre opções de operações militares dentro da Venezuela.

Apesar disso, também sinalizou abertura para a via diplomática, na expectativa de que a pressão internacional seja suficiente para levar Nicolás Maduro a deixar o poder sem necessidade de ação militar direta.

Já na última quinta-feira, 27 de novembro, Donald Trump anunciou a possibilidade de operações terrestres contra o tráfico de drogas no país sul-americano.

Segundo ele, embora o envio de entorpecentes por via marítima esteja diminuindo, o transporte por terra, mais fácil de controlar, será o próximo alvo das ações americanas.

O presidente fez o anúncio durante uma reunião com militares, destacando que os Estados Unidos querem interromper o fluxo de drogas para o país.

“Alertamos eles a pararem de enviar veneno para o nosso país”, disse Trump, sem informar detalhes sobre datas ou métodos de operação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:00, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

Vírus Nipah entra no radar das autoridades durante o Carnaval.
Carnaval

Vírus Nipah preocupa o mundo e levanta alerta para o Carnaval no Brasil

Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.

mais notícias

+

Newsletter