Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

'Terra, teto e trabalho são direitos sagrados', diz Papa Leão XIV em encontro com MST

Além do MST, o Brasil também teve no encontro representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab).

Cami Cardoso

25 de outubro de 2025 às 12:56   - Atualizado às 13:16

'Terra, teto e trabalho são direitos sagrados', diz Papa Leão XIV em encontro com MST

'Terra, teto e trabalho são direitos sagrados', diz Papa Leão XIV em encontro com MST Foto: Reprodução / VaticanoNews

O papa Leão XIV recebeu na quinta-feira, 23, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de outros mais de 130 movimentos sociais no Vaticano. Eles participaram da quinta edição do Encontro Mundial de Movimentos Populares; o primeiro foi realizado em 2014.

Ao discursar diante dos participantes, Leão XIV destacou que "a terra, o teto e o trabalho são direitos sagrados pelos quais vale a pena lutar". Ele também afirmou que os movimentos sociais exercem um papel essencial na construção da solidariedade e defendeu que a Igreja mantenha proximidade com essas causas.

"A Igreja deve estar com vocês: uma Igreja pobre para os pobres, uma Igreja que se inclina, que assume riscos, que é valente, profética e alegre", declarou, segundo o portal Vatican News.

O pontífice comparou acompanhar os movimentos populares ao apoio da Igreja para a criação de sindicatos no passado. "Suas lutas em prol da terra, da moradia e do trabalho por um mundo melhor merecem encorajamento", disse.

"Quando cooperativas e grupos de trabalho são formados para alimentar os famintos, abrigar os sem-teto, ajudar os náufragos, cuidar de crianças, criar empregos, ter acesso à terra e construir casas, devemos lembrar que não estamos promovendo ideologia, mas sim vivendo verdadeiramente o Evangelho", continuou.

Durante a audiência, a representante do MST, Ayala Ferreira, presenteou o papa com uma bandeira com imagem do orixá Ossanha, também chamado de Ossain, associado à medicina natural nas religiões afro-brasileiras.

Além do MST, o Brasil também teve no encontro representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab).

O encontro integra uma série de diálogos entre o Vaticano e organizações populares que antecedem o Jubileu dos Movimentos Populares, marcado para o próximo fim de semana com uma missa na Praça de São Pedro. A iniciativa dá continuidade ao processo de aproximação com pautas sociais e ambientais iniciado pelo papa Francisco em 2014.

Estadão Conteúdo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:39, 26 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jovem de 18 anos é enforcada após protestar contra o Irã: "Eu não me importo, apenas me mate"
Mundo

Jovem de 18 anos é enforcada após protestar contra o Irã: "Eu não me importo, apenas me mate"

Durante seu julgamento, Melika Azizi afirmou que não se calaria ao ver jovens como ela sangrarem, e garantiu que preferia a morte. 

Morre em São Paulo o ator Gerson Brenner
LUTO

Morre em São Paulo o ator Gerson Brenner aos 66 anos

Artista marcou gerações na televisão brasileira e ficou conhecido por papéis de destaque em novelas dos anos 1990

Música virou hit nas redes sociais.
Curiosidade

Música da Seleção Francesa para Copa do Mundo, Imbattables é feita totalmente por I.A.

Música, que virou "hino" da Seleção Francesa para o Mundial, explodiu nas redes sociais e vem ganhando milhares de visualizações.

mais notícias

+

Newsletter